Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Confirmados mais 412 casos de coronavírus no frigorífico da JBS de Ana Rech, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Informação é do Ministério Público do Trabalho do RS. Total de trabalhadores contaminados chega a 436.

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) confirmou neste sábado (20) mais 412 casos de coronavírus no frigorífico JBS Ana Rech, em Caxias do Sul. Somado aos 24 funcionários que já tinham sido identificados com a doença antes da testagem em massa, o total é de 436 trabalhadores contaminados, até o momento. Segundo o órgão, 1.500 trabalhadores foram testados. Mesmo com os resultados, a empresa segue com as atividades.

O surto da Covid-19 na planta frigorífica foi declarado no dia 30 de maio. Em 06 de junho, o juiz 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, Marcelo Silva Porto, determinou a suspensão das atividades de produção na unidade por 14 dias. Porém, após quatro dias, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) determinou que o frigorífico pudesse reabrir desde que cumprisse alguns requisitos como testagem dos trabalhadores, adaptações na planta frigorífica para evitar a propagação do vírus e afastamento dos funcionários do grupo de risco. O MPT-RS recorreu da decisão e ainda aguarda um posicionamento da Justiça.

Para a procuradora Priscila Dibi Schvarcz, que é gerente nacional adjunta do Projeto MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, o fato de a empresa estar em operação é um risco para a saúde pública: “Infelizmente os casos geram grande impacto na saúde pública e nos dados do Município. As demais atividades estão paralisadas, mas a empresa, por força de decisão judicial, não”.

Em nota, a JBS afirmou que “todas as ações e medidas adotadas pela JBS seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos estaduais e municipais”. A empresa também disse que a saúde dos colaboradores é prioridade absoluta. Veja a nota na íntegra:

A JBS informa que a saúde de seus colaboradores é sua prioridade absoluta e, desde o início da pandemia no Brasil, tem se pautado pelo absoluto foco na segurança e proteção dos seus colaboradores no enfrentamento à Covid-19 em suas unidades.

Todas as ações e medidas adotadas pela JBS seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos estaduais e municipais. Adicionalmente, para apoiar na construção do seu protocolo, a JBS contratou a consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho.

Entre as medidas adotadas pela empresa, está o afastamento de todos os colaboradores do grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Segundo o mesmo protocolo, a JBS promove o afastamento de todos os colaboradores que apresentem sintomas gripais e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, eles têm seus benefícios garantidos, total  assistência e acompanhamento integral por parte da empresa até seu pronto restabelecimento.

Também faz parte do protocolo de segurança da JBS a total desinfecção e sanitização das áreas comuns - internas e externas -, além de monitoramento integral dos seus colaboradores.

– saiba mais sobre as medidas de proteção da JBS no link: jbs.com.br/medidasdeprotecao.

 

Secretaria da Saúde afirma que continuará com o monitoramento

Durante entrevista no programa No Ponto deste sábado (20), o Secretário Municipal da Saúde de Caxias do Sul, Jorge Olavo Hahn Castro, afirmou que as novas confirmações são resultado da ação de testagem em massa realizada pela empresa em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. O secretário ainda afirmou que as pessoas sintomáticas realizaram o teste PCR e os demais funcionários foram examinados via teste rápido. “Todos os sintomáticos foram afastados e testados com RT-PCR. Os outros foram os que fizeram o teste rápido e todos os positivos também serão afastados”.   

Castro disse que as pessoas que apresentaram sintomas gripais foram orientadas a cumprirem a quarentena, em casa, bem como os familiares.

Mesmo diante dos números que pode elevar o número de casos confirmados de coronavírus em Caxias para mais de mil, o secretário disse que a expectativa é que a Serra Gaúcha volte para a bandeira laranja do Distanciamento Controlado. “A expectativa é que volte a bandeira laranja. Nós ampliamos a capacidade, número de internações ficou estável, a única coisa que teve foi um maior número de casos confirmados”.

Ouça a entrevista completa AQUI   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais