Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Projeto que libera doação de alimentos por restaurantes tramita na Assembleia gaúcha

por Noele Scur

Proposta é um pedido do coordenador da Lefan, Frei Jaime Bettega

Foto: Divulgação

Pelo menos 4 toneladas de alimentos são jogados no lixo a cada dia por restaurantes, padarias, cozinhas industriais e estabelecimentos similares, em Caxias do Sul. Enquanto isso, entidades de assistência social promovem arrecadação de doação de alimentos para suprir a necessidade de muitos. Esse é o problema apontado pelo coordenador da Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), Frei Jaime Bettega, que pediu aos deputados estaduais que providenciassem uma solução.

A proposta é que a legislação gaúcha libere os estabelecimentos para doarem o excedente da comida produzida. O que está em questão não é a sobra de alimentos, mas o que ficou a mais na produção da cozinha.

“A lei que proíbe é de 1974. Temos um longo caminho desde lá e, nesse caminhar, muita tecnologia foi agregada já que o maior problema seria o transporte e como condicionar esse alimento. Se tem gente com fome e tem comida excedente, devemos fazer algo!”, disse.

O projeto de lei para garantir essa liberação está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O autor, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), pretende que a votação ocorra neste ano.

Na prefeitura de Caxias do Sul, há outra iniciativa no mesmo sentido, mas o projeto de lei ainda não chegou à Câmara Municipal.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais