Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Legislativo caxiense aprova projeto que declara Instituto Filhos de utilidade pública

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A medida busca garantir participação em projetos com parcerias de órgãos públicos municipais

Foto: Divulgação / Ana Paula Rech

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto de lei que declara o Instituto Filhos de utilidade pública. De autoria do vereador Lucas Caregnato, a proposta foi acolhida por unanimidade pelos parlamentares. Com o reconhecimento, a expectativa é de que o instituto possa participar de projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações, facilitando, também, o acesso a recursos. Para entrar em vigor, como lei, a matéria passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Segundo o atual presidente do Instituto Filhos, José Otavio Carlomagno, o reconhecimento da atuação da entidade também é importante para a continuidade das ações.  “Isso vai facilitar a entrada de recursos, porque, principalmente neste ano da pandemia, nós não conseguimos realizar as atividades sociais pra angariar recursos. Mas, o que vale mais mesmo é o reconhecimento da sociedade da utilidade do Instituto. Eu, como pai por adoção, vejo que o instituto presta um grande serviço”, afirmou.  

O Instituto Filhos foi fundado em 22 de janeiro de 2007, com a finalidade de promover a atitude adotiva, para garantir a prevalência de direito de crianças e dos adolescentes à convivência familiar e comunitária, além de contribuir com a formação de uma consciência socioambiental. Para isso, a instituição mantém eventos de capacitação e apoio aos pretendentes à adoção e pais adotivos, em complemento às ações do Poder Judiciário.

Dentre as atividades, estão palestras, debates, encontros, grupos informativos e atendimentos psicológicos e jurídicos. Elas têm o objetivo de promover o suporte, a preparação e a reflexão quanto à habilitação para adoção, acompanhar as famílias adotantes em período de estágio de convivência e após sentença de adoção, nos aspectos psicológicos e pedagógicos, favorecendo a adaptação e a vinculação familiar.

Para saber mais ou fazer doações para a instituição acesse: https://institutofilhos.org.br/ 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais