Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Estudo do Cesurg mostra que compras de medicamentos feitas pelo Ciplan geram economia de 20% para municípios

Baixar Áudio por Camila Agostini

Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Em atuação desde 2018, o Consórcio Intermunicipal do Planalto Médio – CIPLAN promove a compra combinada de equipamentos, remédios e outros itens ligados a ações públicas dos municípios consorciados. Estudo recente realizado pelo curso de contabilidade do Cesurg mostrou que, somente ao que se refere à aquisição de medicamentos, a economia gerada entre as 13 cidades que integram o Ciplan pode chegar a 20%.

O assunto foi pauta de entrevista realizada pela Tua Rádio Alvorada com o diretor do Consórcio, Jonas Guerra. A redução de custos em todo o processo licitatório ocorre pela compra em larga escala e que concentra o trabalho técnico em uma só gestão. “Os municípios não precisam publicar edital, por exemplo. O que também diminui despesas”, explica Jonas. “Só para se ter uma noção, uma luva que, no início da pandemia, custava R$1,00, nós adquirimos por 0,27 centavos”, destaca o diretor.

Atualmente, 13 cidades integram o Consórcio que está ligado à AMPLA – Associação dos Municípios do Planalto.  “Os demais municípios da AMPLA estudam a possibilidade de aderir ao Ciplan. Sobretudo neste momento em que viabilizamos uma consultoria para aperfeiçoar o ensino na região”, diz Guerra. A proposta é unificar ações que qualifiquem a atividade educacional, incluindo iniciativa do prefeito de Marau, Iura Kurtz, que mobiliza os demais gestores para disponibilizar internet gratuitas aos alunos da rede pública.

Ouça entrevista no player de áudio

Também a transparência é inerente à compra consorciada para municípios. Não à toa, como ressalta Jonas Guerra, órgãos fiscalizadores, como o próprio Tribunal de Contas são entusiastas deste tipo de organização. Entre as ações que hoje são prioritárias ao Ciplan, destaca-se o protocolo de intenções para a compra de vacinas, tão logo haja a possibilidade para os municípios realizarem a compra dos imunizantes. Os protocolos contemplam a aquisição das vacinas Sputinik V e Astrazeneca.

Atualmente, o Ciplan é presidido pelo prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais