Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

No AM e no FM, Tua Rádio Cristal comemora 66 anos de atuação na região de Soledade

por Nayam Franco

Emissora pode ser ouvida pelo 1060 AM e 100.5 FM

Tua Rádio completa 66 anos nesta quarta
Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal

A Tua Rádio Cristal comemora nesta quarta-feira, 18/10, 66 anos de atuação na região de Soledade. Data especial pois é a primeira que a emissora está no FM 100.5, além de continuar no canal AM 1060.

Segundo o diretor geral da Tua Rádio Cristal, Frei Geraldo Paludo, este meio de comunicação esta aí para servir e atender as necessidades da comunidade e claro, com o foco de formar e informar a comunidade regional.

O trabalho de evangelização começou com o grupo de Freis Capuchinhos quando adquiriram a Tua Rádio Cristal de outra emissora a Rádio Difusora Sul do Brasil, de Erechim.

Começou como serviço de alto falantes, instalados ao longo da Avenida Marechal Floriano, levando então nome de Rádio AZ, iniciais de seu idealizador, Agostinho Zarpelon.

Na época eram montados amplificadores, toca-discos e alto falantes, que eram espalhados pela praça e ao longo da Avenida principal, animando os ouvintes ao meio dia, à tardinha, domingos e festas.

A rádio AZ foi precursora da Rádio Cristal que começou a funcionar em 18 de outubro de 1951. Fazendo parte inicialmente da Rede Sul Brasil, passou por momentos difíceis, quando foi cassada durante o período revolucionário, por suas críticas ao governo, ressurgindo pouco depois com o nome de rádio Cacique, filial de Lagoa Vermelha.

Em 1977, a Rádio Cristal foi reinaugurada. A emissora tem como missão: “Formar, informar e entreter, evangelizando e promovendo as pessoas na comunidade, defendendo e promovendo a vida e os valores como a família, a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a paz, a ecologia e a integridade da criação, colaborando na formação religiosa, cultural, ética e cívica do povo” e tem a seguinte filosofia: “Construir a história em equipe, em comunidade, cultivando o espírito franciscano promovendo a Paz e o Bem”.

Do microfone rudimentar, do disco de 33 rotações, da fita cassete, dos CDs ao sistema digital, até os dias de hoje, com transmissão via satélite, em qualquer hora e lugar, sendo ouvida por centenas de pessoas no aparelho de rádio, no celular, na internet, no MP3: a tecnologia deu ao rádio as forças necessárias para se garantir perante à TV, preservando a mesma magia.

Agora os ouvintes poderão viajar tranquilos com a companhia da Cristal. Com a mesma programação, mas com melhor qualidade e maior abrangência, a Tua Rádio Cristal pode ser sintonizada em grande parte do norte gaúcho pelo FM, na frequência 100.5 FM.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais