Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prefeituras de Caxias do Sul e Nova Petrópolis executam obra para retirada de pedras e terra do Rio Caí

por Pablo Ribeiro

A obra é uma demanda histórica da comunidade, pois em dias de chuva, a ponte sobre o rio costuma inundar

Foto: Matheus Argenta/Divulgação

O convênio firmado entre as prefeituras de Caxias do Sul e Nova Petrópolis tem como objetivo o desassoreamento do Rio Caí, que passa pela ponte que fica no limite entre os dois municípios. A estrutura, conhecida como ponte da Semapa, costuma inundar em dias de chuva. A obra é uma demanda histórica da comunidade e iniciou na última semana.

Segundo os moradores, a situação acontecia frequentemente, mesmo com chuvas fracas, e era uma antiga reivindicação da comunidade de Santa Lúcia do Piaí.

De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos de Caxias do Sul, Leandro Pavan, muitas famílias que vivem da agricultura, por vezes, não conseguiam realizar a colheita devido à situação do rio e, assim, perdiam toda a produção. Pavan espera que, com a obra finalizada, os problemas de inundação sejam resolvidos por, pelo menos, cinco anos.

A obra de desassoreamento do rio aumentará a vazão sob a ponte e evitará que a água inunde o local, o que impossibilita o trânsito de pessoas, veículos e caminhões com produção agrícola.

Conforme o secretário, a obra não terá custos para as prefeituras, já que ambas disponibilizarão a mão de obra.

A obra tem licenciamento ambiental, obtido pela prefeitura de Nova Petrópolis, e deve ser concluída em um mês, dependendo das condições climáticas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais