Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Voo-teste aproxima Aeroporto de Passo Fundo da retomada das operações

por Ana Lúcia Jacomini

Inspeção foi realizada pela Força Aérea Brasileira

Procedimento verificou condições do sistema de iluminação nas laterais da pista
Foto: Divulgação/Departamento Aeroportuário do RS

O Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, avançou mais uma etapa para retomar os voos comerciais. Um voo-teste na nova pista de pousos e decolagens foi realizado há poucos dias, pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB). O foco da vistoria foram os Papis - instrumentos de auxílio a navegação instalados na lateral da pista. O sistema de iluminação indica aos pilotos se a aeronave em aproximação está na altura adequada para o pouso. Com a inspeção em voo, é possível atestar se os equipamentos atendem aos padrões técnicos exigidos.

O voo-teste foi acompanhado por servidores do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, e pela empresa responsável pelo projeto e a execução das obras de ampliação do aeroporto de Passo Fundo. Após a emissão do relatório da inspeção, o local dependerá da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voltar às atividades.

Com R$ 50 milhões em investimentos dos governos federal e estadual, as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz seguem em andamento. A reforma da pista já foi concluída, incluindo a instalação de novos equipamentos de segurança, como o sistema de balizamento luminoso que auxilia a navegação área e permite a operação por instrumentos.

O cronograma prevê reformas no pátio das aeronaves, que comportará de quatro a cinco aeronaves, o dobro da capacidade atual, e um novo terminal de passageiros, que passará dos atuais 300 metros quadrados para mais de dois mil metros quadrados, incluindo edificações acessórias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais