Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul recebe Feira do Jovem Aprendiz na próxima semana

por Beverli Rocha

Evento ocorre na Universidade de Caxias do Sul nos dias 20 e 21 de novembro. A abertura oficial do evento está programada para as 9h30min do dia 20, no UCS Teatro

Foto: Divulgação

O Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha realiza, nos dias 20 e 21 de novembro, a Feira do Jovem Aprendiz. Esta é terceira edição do evento, que promove a Aprendizagem Profissional e estimula a contratação de jovens para as primeiras oportunidades no mundo do trabalho, e ocorre na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na programação estão previstas oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição do trabalho prestado pelas dezenas de instituições formadoras e empresas com atuação na cidade e na região.

De forma paralela, ocorre também o Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Aprendizagem, reunindo na cidade cerca de 80 servidores da União, responsáveis por fiscalizar o cumprimento da lei do Jovem Aprendiz. Os profissionais terão momentos para diálogo com a juventude, além de visita nas sedes de empresas e instituições para conhecer os programas de aprendizagem realizados em Caxias do Sul.

Nos dois dias da Feira, entre as atividades complementares, os jovens e o público em geral poderão participar de oficinas temáticas, que ocorrerão em salas do Bloco M da UCS. Entre os temas em destaque, estão elaboração de Currículos, Empreendedorismo, Postura no Ambiente de Trabalho, Inovação e Desenvolvimento Pessoal, Saúde Mental, Técnicas de Compostagem e Produção de Mudas, e orientações para o encaminhamento de jovens para os programas e vagas disponíveis na Aprendizagem Profissional. Já a programação cultural, com apresentações de música, dança e outras artes, ocorre juntamente com a exposição das entidades formadoras e apoiadores da Feira, no Centro de Convivência do Campus-Sede da Universidade.

A abertura oficial do evento está programada para as 9h30min do dia 20, no UCS Teatro. A solenidade terá a presença de representantes nacionais e estaduais dos órgãos da aprendizagem profissional.

 

A Coordenadora da Aprendizagem/RS e auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira o conteúdo em áudio aqui.

 

 

A saber:

1) Pela obrigação legal, toda empresa, de médio e grande porte, deve contratar aprendizes numa equivalência de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total dos empregados que demandam formação profissional. A capacidade de vagas para a juventude pode ir muito além do que se encontra em vigor. Em Caxias do Sul, existem atualmente cerca de 3 mil aprendizes contratados. O maior percentual está na indústria, seguida pelo comércio e serviços, transportes, rurais e cooperativas. Dentro do que estabelece a lei, em Caxias do Sul, ainda faltariam, em média, mil aprendizes para serem contratados.

 

2) A promoção da Feira é do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) – coletivo regional que reúne entidades, empresas e órgãos públicos envolvidos com a temática, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP) e Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).

 

3) Instituições formadoras e empresas empregadoras que estarão na Feira do Jovem Aprendiz: Agrale, Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos, Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), Centro de Formação Profissional SENAI Nilo Peçanha, SENAI Mecatrônica, Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), Centro Profissional para a Cidadania (Associação Irmãs Murialdinas), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Projeto Pescar, Instituto Elisabetha Randon – Programa Iniciação Profissional, Randoncorp – Programa Qualificar, Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN), Marcopolo, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE – RS), Ação Social Murialdo, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), Soprano/Instituto Adelino Miotti - Projeto Recriar e Escola São Francisco.

 

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais