Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

“O retorno às aulas não é responsável pelo aumento de casos”, diz Eduardo Leite

por Isadora Helena Martins

A declaração foi dada pelo governador durante sua passagem por Caxias do Sul para abertura da Mercopar

Foto: Divulgação / Rodrigo Fischer

O governador Eduardo Leite (PSDB) participou nesta terça-feira (17/11) da solenidade de abertura da 29ª edição da Mercopar, em Caxias do Sul. O evento é uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina e ocorre nos Pavilhões da Festa da Uva.

Ao final de sua fala na cerimônia, Leite concedeu uma coletiva de imprensa no local. Em uma das perguntas, o governador falou sobre a mudança para a reabertura das escolas em regiões com alto risco de contaminação de Covid-19. Na segunda-feira (16), o Estado estabeleceu a interrupção do ensino presencial apenas se nas macrorregiões que estiverem duas semanas seguidas na bandeira vermelha. Anteriormente à decisão, ao ser enquadrada na zona de alto risco epidemiológico para Covid-19, a região covid tinha as aulas presenciais suspensas automaticamente. “Nós estamos observando que o retorno às aulas não é responsável pelo aumento de casos que o Estado vem apresentando. Há uma compreensão de que as crianças, quando infectadas, têm uma carga viral menor, portanto menor risco de levar o contágio adiante. É também uma priorização da educação. As consequências da falta das aulas presencialmente, embora sejam feitas remotamente, mas não tem como dizer principalmente na rede pública pela diversidade de perfil socioeconômico das crianças, que todas tenham acesso às tecnologias, que todas tenham pais e mães que cobrem a realização das tarefas. Então, nós estendemos que é importante ter esse retorno às aulas neste modelo híbrido, que é continuar oferecendo o conteúdo remotamente mas tendo, alternadamente com redução das turmas, as aulas presenciais”, salientou Leite.     

Durante a coletiva, ele também falou sobre a importância da Mercopar para o Rio Grande do Sul: “Nós estamos satisfeitos com a retomada de eventos, sempre com cuidados e protocolos. A gente reconhece as feiras, os eventos como fator importante de desenvolvimento econômico, movimentam a cadeia produtiva e trazem visitantes ao nosso Estado”.     

O governador ainda comentou sobre o segundo turno das eleições municipais em Caxias do Sul, que conta com a chapa Adiló Didomênico e Paula Ioris, ambos do mesmo partido de Leite, o PSDB.  “Como agente político do PSDB, estou muito feliz com a ida do Adiló e da Paulo ao segundo turno. Eu conheço bem os dois, tenho tido uma jornada política ao lado deles e vejo capacidade, qualidade e figuras novas. Temos o deputado Pepe que merece o nosso respeito, já foi prefeito, mas tem a oportunidade de uma nova liderança com o Adiló e com a Paula”, disse.   

A Reforma Tributária, que tramita na Assembleia Legislativa também entrou para a pauta do governador no evento. Ouça AQUI.

Na abertura da 29ª Mercopar estiveram presentes, além do governador Eduardo Leite, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, e seu vice, Edio Elói Frizzo, o ex-governador Germano Rigotto, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, entre outras autoridades e representantes de entidades setoriais e de classe.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais