Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Rodovias da Serra receberão estações meteorológicas para coleta de dados sobre condições climáticas locais

por Daniel Lucas Rodrigues

Equipamento realizará um banco de dados com essas informações, auxiliando em futuros projetos de infraestrutura de estradas impactadas por fenômenos climáticos

Foto: CSG/Divulgação

A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) iniciou a instalação de seis estações meteorológicas em rodovias da Serra Gaúcha e do Vale do Caí. A iniciativa, firmada em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), permitirá a construção de um banco de dados nacional sobre as condições climáticas na região das vias. O investimento total foi de R$ 142 mil.

As rodovias que receberão o equipamento são a- ERS-122 (Farroupilha), ERS-446 (Carlos Barbosa), ERS-122 (São Sebastião do Caí), ERS-122 (Antônio Prado), ERS-122 (Ipê), ERS-240 (Capela de Santana). Conforme a Concessionária, o equipamento auxiliará ainda na elaboração de novos projetos e políticas que atendam melhor às necessidades das áreas de atuação da concessionária, incluindo a redução de possíveis impactos ocasionados pelas fortes chuvas, como as ocorridas em maio deste ano.

As estações meteorológicas são projetadas para operar de forma totalmente autônoma, utilizando energia solar e transmitindo dados via Wi-Fi ou redes móveis. Em locais sem comunicação, a estação armazena dados por até seis meses, que podem ser coletados manualmente por meio de um aplicativo.

As informações são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas através de um portal, permitindo uma análise em tempo real das condições climáticas. O equipamento possui um módulo de GPS integrado, que garante a exatidão geográfica dos dados. Os materiais fornecidos pelas estações podem ser utilizados para diversas aplicações, desde a prevenção de catástrofes naturais até o planejamento de projetos de infraestrutura. As informações geradas pelos aparelhos serão repassadas aos clientes da companhia por meio de informes à imprensa e comunidade.

Conforme o diretor-presidente da companhia, Ricardo Peres, os aparelhos serão capazes de monitorar e registrar variáveis climáticas, como temperatura, umidade, precipitação, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, sensação térmica, sendo que as estações de Antônio Prado e Farroupilha conseguirão, ainda, verificar visibilidade e neblina.

“No contrato de concessão estava prevista a compra e instalação de duas estações meteorológicas. Visto a necessidade de ampliar a capacidade de nossas ações, frente aos problemas que estamos enfrentando em virtude das variações climáticas, todos os pontos com pórticos free flow terão os equipamentos. Isso nos permitirá gerar dados a longo prazo e proporcionará maior eficiência e precisão na tomada de decisões que impactam diretamente na vida das pessoas e no desenvolvimento da região”, explica Peres.

Segundo o diretor, o equipamento não será capaz de fazer previsões, mas alimentará registros, delineando fenômenos climáticos e garantindo o planejamento de estratégias em pontos emergentes da companhia.

Com a instalação das estações, a CSG avança em parceria com Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para compartilhamento de dados gerados no trecho de concessão. Eles poderão abastecer o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) para posterior análise pelo Grupo Técnico de Assessoramento para Estudos Hidrológicos e de Segurança de Infraestruturas de Reservação e de Proteção de Cheias do Estado do Rio Grande do Sul. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais