Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias do Sul propõe mudanças nas regras de desconto e isenção do IPTU

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Desconto de 15% no pagamento da cota única passa para 12%, 10% e 8% de abatimento sobre o valor, de acordo com a data de vencimento escolhida pelo contribuinte adimplente, conforme a nova regra

Foto: Divulgação / Daniel Rodrigues / Tua Rádio São Francisco

A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou na Câmara de Vereadores, nesta semana, um projeto de lei para alterar as regras de descontos e isenções do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo. A proposta do Executivo é que, para pagamentos à vista, a modalidade atual de desconto único de 15%, sejam praticados três índices, de 12%, 10% e 8% de abatimento sobre o valor, de acordo com a data de vencimento escolhida pelo contribuinte que está em dia com o Município. Para quem estiver com alguma dívida junto à municipalidade, o atual desconto de 10% no pagamento à vista passaria para 7%, 5% e 3%, de acordo com a data de pagamento.

Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, o secretário da Receita Municipal, Roneide Valdecir Dornelles, afirmou que o objetivo da prefeitura é proporcionar mais datas para que os contribuintes possam quitar o tributo com descontos. Confira em “Ouvir Notícia”.

Outra mudança na lei diz respeito à isenção de IPTU e da Taxa de Coleta de lixo para portadores de doenças graves (neoplasia maligna/câncer, Aids, paralisia irreversível e incapacitante). O Executivo propõe a extensão do benefício ao companheiro, e não somente ao cônjuge, ampliação do benefício ao usufrutuário, inclusão do box de garagem, alteração na data do pedido, do limite da renda, da área e do valor venal do imóvel.

As propostas precisam passar pela aprovação do Legislativo caxiense. Caso as mudanças sejam autorizadas pelos vereadores, as novas regras passam a valer já no IPTU de 2022. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais