Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Fórum de Caxias do Sul tem nova diretoria

por Pablo Ribeiro

Dra. Joseline Mirele Pinson de Vargas, assume a gestão da comarca

Foto: João Pedro Bressan/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Na última sexta-feira (13/05) ocorreu a transmissão de cargo de direção do Fórum de Caxias do Sul. A Dra. Joseline Mirele Pinson de Vargas, assume a gestão da comarca da cidade nos próximos dois anos, no lugar do Dr. João Pedro Cavalli Júnior. O evento contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, a presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão e presidente do Comitê da Digitalização do Tribunal de Justiça, Desembargadora Liselena Schifino Roble Ribeiro, do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, e do prefeito Adiló Didomenico.

O dia também ficou marcado pela finalização dos processos digitais do Fórum do município. Foram seis milhões de páginas digitalizadas, transformadas em processos eletrônicos o que torna Caxias do Sul como a primeira comarca do Estado com processos totalmente digitalizados. De acordo com o agora ex-diretor do Fórum, Dr. João Pedro Cavalli Júnior, este trabalho trará ganhos expressivos em tempo de tramitação dos processos judiciais além da transparência e acesso facilitado à informação.

O prefeito Adiló Didomenico agradeceu a presença do judiciário na cidade, e salientou a importância da entidade estar em sintonia com o município, apoiando os trabalhos do executivo que vem sendo desenvolvidos em conjunto, como o da justiça restaurativa, e da ressocialização de apenados do semiaberto ao mercado de trabalho. Conforme Adiló, a Procuradoria Geral do Município (PGM), também está em conexão com o Fórum e digitalizou mais de 50 mil processos. O prefeito afirmou que irá publicar nos próximos dias, decreto municipal que irá tornar Caxias do Sul, a prefeitura sem papel.

O prefeito também parabenizou a juíza Joseline Mirele Pinson de Vargas, que tomou posse como diretora do Fórum e salientou a importância de mulheres estarem a frente dos cargos que geralmente são ocupados por homens e que sempre lutou para a ocupação do espaço feminino. “Eu sempre defendi na política não só a cota de 30% em campanhas eleitorais, mas sim a garantia das vagas das candidatas. Se é pra ter a cota é para ter a vaga reservada a elas”, comentou o prefeito.

A presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, encerrou as falas agradecendo a acolhida do município e falou do orgulho de estar à frente do judiciário e de poder ter Caxias do Sul como a primeira comarca do estado a ser totalmente digital. “ Iniciar o processo de digitalização do judiciário aqui nesta terra é de grande representatividade para nós. Aqui os imigrantes italianos construíram sua história e deixaram um legado sem igual. Hoje celebramos esta parceria. Esta comarca é exemplo de união, assim como os imigrantes foram exemplo de luta, trabalho e persistência ao chegar aqui e desenvolverem esta terra”, salientou Iris.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais