Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Município faz acordo para zerar lista de espera da Educação Infantil até 2024

por Clayton Camargo

O tratado foi estabelecido em audiência entre Smed, Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público

Foto: Adriano Chaves/Divulgação

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) fechou um acordo para o atendimento da demanda da Educação Infantil (zero a cinco anos) no município até 2024. O termo foi estabelecido em uma audiência com o Juizado Regional da Infância e Juventude (JIJ) e o Ministério Público (MP) nesta quarta-feira (15/05). A pauta da reunião foi a ação coletiva para vagas na Educação Infantil que tramita desde 2012.

Na audiência, que vai ao encontro dos esforços do atual governo em zerar o deficit de vagas para a Educação Infantil, ficou acordado que o município deverá destinar 1500 novas vagas ainda este ano, a fim de atender os processos em tramitação judicial, além de garantir, administrativamente, mil vagas por ano para as crianças nesta faixa etária até 2024. A criação destas vagas será por meio de novos credenciamentos e da construção de escolas (já em andamento nos bairros Desvio Rizzo, São Caetano e Nossa Senhora do Rosário). A próxima audiência está prevista para o dia 30 de outubro, quando a Smed deverá apresentar um relatório contendo a listagem nominal das crianças contempladas e daquelas que permanecem em lista de espera. 

A Smed publicou edital para a compra de 900 vagas nas escolas de Educação Infantil da rede privada de Caxias do Sul nesta segunda-feira (13/05). As instituições de ensino interessadas têm até o dia 03 de junho para fazer o credenciamento. A partir do segundo semestre, quando as vagas estiverem disponíveis, as famílias das crianças em lista de espera serão contatadas individualmente para a efetivação da matrícula. Até lá, pais ou responsáveis que ainda não fizeram a inscrição, devem se dirigir à Secretaria da Educação (para crianças de zero a três anos) ou à Central de Matrículas (para crianças de quatro e cinco anos).

Do total, 500 vagas serão destinadas para crianças de zero a um ano e 11 meses; 350 vagas para dois a três anos e onze meses; e as outras 50 vagas para crianças entre quatro e cinco anos e onze meses. A maior parte das vagas compradas será parcial (70%) e o restante (30%), integral.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais