Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Morre Alberto Arioli, caxiense que participou da Segunda Guerra Mundial

por Isadora Helena Martins

O corpo será cremado às 14h deste sábado

Foto: Divulgação / Cleudes Oliveira

O caxiense Alberto Arioli morreu nesta sexta-feira (15), aos de 95 anos. Ele era o único pracinha ainda vivo que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O corpo de Alberto Arioli será cremado às 14h deste sábado (16), no Memorial Crematório São José. Não haverá cerimônia de despedida.

Arioli nasceu em 11 de dezembro de 1925. Com 18 anos, ele foi um dos 12 caxienses que se apresentaram de forma voluntária, após convocação pública pelo governo, para integrar o grupo de brasileiros que foi lutar na Itália, especificamente nas batalhas de Monte Castelo e Montese. Ele chegou ao campo de batalha em setembro de 1944. O retorno ao Brasil ocorreu em julho de 1945.

Em 1995, a convite do governo italiano, ele visitou os locais em que combateu. A participação brasileira no conflito, de forma especial dos voluntários da Serra Gaúcha, está registrada em seu livro “Cabedelo - A Odisseia de uma Vida”, lançado em 2014. Em maio do mesmo ano, foi homenageado pela Câmara de Vereadores, juntamente com Antuérpio Nemen, que também participou das batalhas, com o Prêmio Caxias do Sul.

Em 14 de dezembro passado, fez uma de suas últimas aparições públicas durante homenagem prestada pelo 3° Grupo de Artilharia Antiaérea aos seus 95 anos de idade. As bandeiras localizadas no Centro Administrativo também foram colocadas à meia-haste para homenagear Alberto Arioli e a Prefeitura de Caxias do Sul decretou luto de um dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais