Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Simulador de direção veicular passa a ser obrigatório em todo o Brasil

por Camila Agostini

No RS, equipamento é utilizado desde 2014

Foto: Camila Agostini

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão vinculado ao Ministério das Cidades, a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores (CFCs) é obrigatória, em todo o país, desde o primeiro dia de 2016.

No RS, o Detran acatou pela obrigatoriedade ainda em 2014, conforme evidenciou em entrevista à Rádio Alvorada, Vânia dos Santos Rodrigues, diretora de ensino do CFC Duna.

Agora, em todos os estados brasileiros, o candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

Como a própria nomenclatura evidencia, no simulador são reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré.

Ouça a íntegra da entrevista no player de áudio

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais