Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Frente Parlamentar pelos Animais cobrará do prefeito novo canil municipal

por Clayton Camargo

Uma audiência pública desta terça-feira também debateu convênio para castrações e microchipagens

Foto: Luca Roth

Intensificar a cobrança por um novo canil municipal, junto ao prefeito Adiló Didomenico, será o próximo passo da Frente Parlamentar pelos Animais do Legislativo caxiense. Presidente do grupo de trabalho, o vereador Juliano Valim/PSD fez o anúncio ao término de uma audiência pública da Câmara sobre o assunto, realizada na tarde desta terça-feira (14/09), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Ele disse que espera agendar o encontro com o chefe do Executivo, no Centro Administrativo, ainda na próxima semana.

De acordo com Valim, a pauta também deverá abranger a aquisição de um castramóvel, para atender à demanda dos bairros, e a agilização de convênio com instituições de Ensino Superior. O último instrumento viabilizaria castrações, microchipagens (colocação de chips com informações sobre os animais) e controle de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas). Coordenadora de Legislação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luzia Oss esclareceu que o projeto para convênios encontra-se em desenvolvimento e preferiu não estimar prazo para que ele fosse colocado em prática.

Depois de ouvir reivindicações de vereadores e de ativistas de organizações não governamentais (ONGs) que se dedicam à causa animal, o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, reconheceu o papel do trabalho voluntário. Informou que estão sendo avaliadas áreas, no Interior caxiense, para sediar um novo canil municipal, já que o atual se situa na região central da cidade. Quanto à aquisição do castramóvel, o chefe da pasta garantiu haver estudo para a compra do veículo, no período mais breve possível.

Hoje, o Canil Municipal ocupa o espaço, antes administrado pela ONG Soama. O secretário comparou que, em junho de 2011, o lugar contava com 1.600 cães e 200 felinos, sendo 800 cães em corrente e 413 adoções anuais. Informou que, hoje, são 549 cães, com 55 cães em corrente e 243 adoções anuais. “A situação não é perfeita, mas já melhorou”, ponderou Osório.

No momento, a pasta é auxiliada por uma clínica licitada, ao custo de anual de R$ 496.000,00, para castrar 6.280 animais (523 por mês). Em castrações realizadas, ao longo dos anos, esta é a variação: 724 (2017), 4.060 (2018), 4.623 (2019), 2.977 (2020) e 1.810 (até 8 de setembro deste ano).

Além do vereador-presidente Juliano Valim/PSD, fazem parte da Frente Parlamentar de Desenvolvimento das Políticas Públicas Voltadas aos Animais os vereadores Clóvis de Oliveira/PTB, Estela Balardin/PT, Gilfredo De Camillis/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT e Tatiane Frizzo/PSDB.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais