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Norte-Sul: ferrovia poderá integrar plano de concessões

por Ana Lúcia Jacomini

Parlamentares de RS, SC e PR, se reuniram com o Ministro dos Transportes

As bancadas federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se reuniram nesta terça-feira, 14/07, com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, para discutir a exclusão do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul do Programa de Investimentos em Logística (PIL). O plano de concessões da infraestrutura nacional foi lançado no dia 9 de junho pela presidente Dilma Rousseff e frustrou as lideranças políticas da Região Sul por não contemplar o traçado Panorama (SP) - Chapecó (SC) - Porto de Rio Grande (RS).

Rodrigues tratou de tranquilizar os deputados e senadores, e disse que apresentará para as três bancadas o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que representa o trabalho definitivo por onde os trilhos cruzarão. O ministro dos Transportes confirmou que o trecho poderá integrar o plano de concessões numa segunda etapa.

Conforme nota informativa do Ministério dos Transportes, à medida que sejam concretizadas as primeiras concessões, novos projetos poderão ser agregados ao programa. Para o vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado gaúcho Jerônimo Goergen, a pressão exercida pela bancada sulista surtiu efeito.

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do trecho sul começou a ser realizado em 2012 e custou R$ 9,8 milhões. O levantamento abrange 1.731 km, sendo 833 km em solo gaúcho. O trecho cruzará por 82 municípios de quatro estados: 8 em SP, 31 no PR, 14 SC e 29 no RS - não é descartada a região do Planalto Gaúcho. O objetivo da obra é ser uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção.  

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