Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Proposta sugere alterar sinais sonoros de escolas para proteger alunos autistas em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

Sugestão é de autoria da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) e de um grupo de mães

Foto: Douglas Barreto/Câmara Caxias/Divulgação

A vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) protocolou uma indicação, na última sexta-feira (10/03), solicitando a substituição de sirenes e alarmes utilizados em escolas públicas municipais e privadas de Caxias do Sul. A solicitação da parlamentar prevê a alteração por outros meios não agressivos e inclusivos de indicação horária. A proposta visa a proteção de crianças com hipersensibilidade sensorial, como os autistas, e a inclusão de crianças com deficiência auditiva.

A ideia surgiu de uma reunião de um grupo de mães, liderado por Claudia Hilian e Renata Shelck, com a vereadora. No dia 06 de março, elas levaram a proposta para a titular da Secretaria Municipal da Educação, Sandra Negrini.

Conforme a parlamentar, os autistas apresentam desordem comportamental ao escutarem sons desagradáveis e não esperados, situação que os deixam absolutamente vulneráveis. Ela destaca também que os ruídos emitidos pelos alarmes das escolas apresentam inúmeras desvantagens para a saúde de todos que integram o ambiente de ensino.

A vereadora destaca que é de extrema importância rever os sinais sonoros das escolas. E além do dispositivo sonoro, é preciso pensar também em sinais alternativos, como sinais luminosos, contemplando a inclusão das crianças que possuem deficiência auditiva.

A sugestão ao Executivo leva em consideração diversos estudos, entre eles, que indica que a prevalência de autistas hipersensíveis ao som pode chegar até 40%, sendo que 53% das crianças autistas têm reações a sons intensos. Em relação a hipersensibilidade auditiva, segundo testes com Limiar de Desconforto a Sons, 63% dos autistas não suportam estímulos acima de 80 decibéis (dB).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais