Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Legislativo reconhece o chefe de Polícia do RS com o Prêmio Caxias

por Clayton Camargo

O delegado Fernando Sodré é o primeiro negro autodeclarado a comandar a corporação, que soma 182 anos de história

Foto: Fábio Rausch/Câmara Caxias

O Prêmio Caxias foi outorgado pela Câmara Municipal ao chefe de Polícia do Rio Grande do Sul (RS), delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, em sessão solene, realizada na noite desta terça-feira (12/12), no plenário do Legislativo. O policial é o primeiro negro autodeclarado a comandar a corporação, que soma 182 anos de história. Na condução da cerimônia, estava o presidente da Casa, vereador Zé Dambrós/PSB, que enalteceu o papel de cada agente, para o bem-estar da população. O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, representou o prefeito Adiló Didomenico.

Depois de receber o diploma e troféu, alusivos ao Prêmio Caxias, o chefe de Polícia do RS se dirigiu à tribuna, para breves agradecimentos. “Essa cidade é muito representativa na minha vida, por afetos e vida profissional. Sou paulista de nascimento e gaúcho de coração. Sou mestiço, filho de pai negro e mãe branca, e o primeiro negro autodeclarado a chefiar a instituição. Entendo que cada policial precisa ser humano e cumpridor das suas obrigações. A polícia tem que ser rigorosa, mas, não, violenta e arbitrária”, observou o delegado Sodré.

Saiba mais sobre o homenageado

O delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira é natural de São Paulo e exerce a função de Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde 1998. Com 24 anos de serviços à instituição, já alcançou a 4ª classe, mais alto nível da carreira. Fernando foi titular da 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior em Santiago, de 2011 a 2016.

Entre 1998 e 2010, teve passagens na chefia de delegacias de polícia e distritos policiais nos municípios de Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. O homenageado é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e, em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu dois mestrados: em Aplicações Militares, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ, e, em Filosofia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

É professor universitário desde 2005. Em cursos preparatórios para concursos, atua desde 2001. Atualmente, está na Universidade Regional Integrada (URI), no campus Cerro Largo, e na Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais