Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Programação dos 127 anos de Caxias do Sul terá várias apresentações e atividades

por Ivan Sgarabotto

Até o dia 20 de junho, comunidade poderá participar de atividades gratuitas na cidade e no interior

Foto: Ivan Sgarabotto

As comemorações dos 127 anos de emancipação de Caxias do Sul iniciam nesta terça-feira, 13. A abertura oficial ocorre às 9h30, no Largo do Centro Administrativo, com o hasteamento da bandeira e hino do município. Para a semana de aniversário, uma programação foi preparada com apresentações artísticas, atividades de esporte e lazer, além da distribuição de frutas e o tradicional bolo de aniversário, no dia 20 de junho. Todas as atrações são gratuitas e foram descentralizadas para atender toda a comunidade. O evento envolve também a programação elaborada pela Câmara de Vereadores.

O aniversário de Caxias do Sul é comemorado na data de emancipação do município, em 20 de junho de 1890, quando se desligou de São Sebastião do Caí. Além do 127º aniversário da emancipação política, neste mês são comemorados os 107 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que ocorreu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.

PROGRAMAÇÃO - ANIVERSÁRIO DE 127 ANOS DE CAXIAS DO SUL

SEMANA DE 13 A 20 DE JUNHO de 2017

Dia 13 de junho (terça-feira), às 9h45, em frente ao Centro Administrativo – Lançamento da programação alusiva ao 127º Aniversário do Município de Caxias do Sul, com hasteamento da bandeira e hino de Caxias do Sul.

Dia 14 de junho, às 15h, no Salão Nobre da prefeitura – Assinatura do Pacto Municipal de Combate e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que antecede o Dia Municipal de Combate à Violência ao Idoso (15/06).

Dia 16 de junho, às 14h30, no Loteamento Campos da Serra – Lançamento do Programa Caxias Mais Feliz, no Parque Infantil do Loteamento Campos da Serra, com atividades de esporte, lazer, saúde, cultura e assistência social promovidas por diversas secretarias e unidades municipais.

Dia 18 de junho, dia todo, no Enxutão (Rua Luiz Covolan, 1560, bairro Santa Catarina) - Jogos Abertos de Vôlei Feminino, coordenados pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

Dia 19 de junho:

10h30Inauguração da nova Sala da Coordenadoria da Acessibilidade.

- 20h: Exibição do documentário “Casa, imagem infinita”, sobre imigração, com direção de Felipe Mello, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Dia 20 de junho (data do Aniversário de Caxias do Sul):

NA PRAÇA DANTE ALIGHIERI (Centro de Caxias):

Das 13h às 15h: Atividades gratuitas de yoga, reiki, massagem simplificada, meditação (entre outros), com o Grupo de Médicos e Terapeutas para implementação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS de Caxias do Sul – PICs – SUS e apoio do Jornal Bem Estar.

14h: Presença do Conselho Municipal do Idoso prestando informações à comunidade.

- Das 14h às 16h: Ações de lazer, esporte e recreação (jogos, brincadeiras e cama elástica) coordenadas pela equipe da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

- 15h: Intervenção Urbana da Companhia Municipal de Dança.

- 15h30: distribuição gratuita de frutas da época à população.

AÇÕES DESCENTRALIZADAS PELO INTERIOR

- Das 14h às 16h: Atividades esportivas, brincadeiras, ginásticas, jogos gigantes, atividades de lazer para terceira idade, entre outros, com participantes dos programas Conviver, Ginástica, Ginástica Sênior, Pilates, Atletas do Amanhã e equipe da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

Locais em que essas ações ocorrem simultaneamente: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Afonso Secco, na Parada Cristal (Bairro Ana Rech); EMEF Caetano Costamilan, em Loreto (2ª Légua); Salão da Igreja Matriz de Criúva; EMEF Padre João Schiavo, em Fazenda Souza; Salão da Igreja Matriz de Vila Seca; CTG Galpão da Amizade, em Vila Cristina; Salão da Paróquia de Santa Lúcia do Piaí; Praça Dante Alighieri e Largo do Centro Administrativo. Nas comunidades do interior, haverá a distribuição de biscoitos.

NO CENTRO ADMINISTRATIVO (Prefeitura Municipal – Rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição)

16h - Corte de bolo comemorativo aos 127 anos de Caxias do Sul; entrega de docinhos, e suco para acompanhar; bênção ecumênica; protocolo com presença de autoridades; atividades de esporte e lazer com a Smel; e reativação da piscina de bolinhas para adultos.

Dia todo - Exposição interativa de fotos “Mural de Memórias - 127 anos Caxias do Sul", no Pórtico da Prefeitura Municipal. ATENÇÃO: Traga uma foto que simbolize suas lembranças sobre Caxias do Sul para colocá-la no mural.

NA CÂMARA MUNICIPAL (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição)

17h - Sessão Solene do Aniversário do Município, com apresentação do Vídeo “A Câmara e a Diversidade”.

19h - Abertura da Exposição: Senegal, Cores e Cultura, com a jornalista Juliana Rossa e curadoria de Marcia Marchetto.

NA IGREJA SÃO PELEGRINO

19h30 - Apresentação da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul em homenagem ao 127 anos do município.

OBS: O bolo comemorativo e os docinhos, que serão entregues à população no dia do aniversário do município, foram pagos pelo secretariado municipal. Os biscoitos foram doados pela Orquídea e os sucos, pela Cooperativa Nova Aliança.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais