Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Horti Serra Gaúcha terá 7 hectares de evento em retomada após nove anos fora do calendário

por Clayton Camargo

Projeto foi apresentado ao setor e público geral nesta sexta-feira (10), durante a Festa das Colheitas

Foto: Rodrigo Rossi

Horti Serra Gaúcha 2024, ocupará um inédito perímetro de sete hectares, no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis), a antiga Fepagro, em Fazenda Souza. A novidade foi apresentada ao público nesta sexta-feira (10), durante a Festa das Colheitas.O Comitê Organizador do evento é composto por Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), Emater-RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Sindicato Rural de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo à frente a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).

 

Histórico do Horti Serra Gaúcha

O Horti Serra Gaúcha surgiu quando a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) – então denominada Secretaria Municipal da Agricultura (SMAG), percebeu que produtores estavam procurando eventos relacionados ao cultivo de frutas e hortaliças na região Nordeste do país. O embrião para esse evento começou a se formar na Festa da Uva de 2006, com exposição e palestras técnicas voltadas para a área.

O "Simpósio da Agricultura", como foi chamado o ciclo de palestras que ocorreu de 21 a 23 de fevereiro, contou com a presença de 223 pessoas, oriundas de 11 municípios da região. A partir deste início, verificou-se que poderia ser trabalhado algo maior, com mais consistência e em outro momento que não fosse paralelo à Festa da Uva.

No mesmo ano foi realizado o 1º Shopping Rural, nos Pavilhões, durante a Semana Farroupilha, com promoção da então SMAG, em parceria com CIC, Ceasa, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (atual Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares), Fepagro, Inspetoria Veterinária e Emater-RS/Ascar. O público estimado foi de cerca de 30 mil pessoas, que encontraram sementes, rações, mudas de plantas, frutas, flores, folhagens, animais de pequeno e grande porte, equipamentos de piscicultura, serviços veterinários, boutique de carnes, turismo rural com direito a roteiros, artesanato, máquinas e equipamentos agrícolas, além plasticultura.

Com o resultado positivo, após diversas reuniões com as entidades parceiras, começou-se a planejar o novo desafio. Inicialmente, pensava-se na área produtiva de Caxias do Sul, mas a discussão evoluiu para a região, e então verificou-se que não existia no Rio Grande do Sul nenhum evento que envolvesse a área produtiva, de hortaliças e frutas. Assim surgiu o 1º Horti Serra Gaúcha, realizado de 23 a 27 de maio de 2007.

A partir da programação, os envolvidos no planejamento decidiram que o melhor mês para a atividade seria maio, e assim foi feito. Como o evento tinha característica técnica, houve um trabalho intenso, para convencer a todos do seu objetivo fundamental: levar tecnologias e ensinamentos diretamente aos produtores rurais do Rio Grande do Sul e de outros estados da região Sul do país.

As edições seguintes ocorreram em 2008 (2ª edição), 2009 (3ª edição), 2011 (4ª edição), 2013 (5ª edição) e 2015 (6ª edição). O Horti Serra Gaúcha era realizado no Centro de Eventos da Festa da Uva, com entrada e estacionamento gratuitos. A realização das sucessivas edições coube à Festa Nacional da Uva, Prefeitura de Caxias do Sul/ SMAPA, Emater-RS/Ascar, Embrapa-Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul, com o apoio de outras instituições.

Interrompendo a trajetória, o evento deixou de ser realizado de 2017 a 2019. Depois, em 2020 e 2021, a pandemia impediu a retomada. Agora, com o termo de cooperação entre Prefeitura e Estado, a expectativa é pela realização da 7ª edição do Horti Serra em 2024, voltada à prática de cultivos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais