Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Marau decreta medidas protetivas contra o coronavírus

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Mesmo sem ter casos suspeitos, eventos organizados pelo poder público estão cancelados

Foto: Divulgação

A administração de Marau decretou medidas protetivas ao coronavírus em âmbito municipal. A decisão segue modelo do decreto estadual que estabelece ações de prevenção à doença. Os eventos organizados pelo município e que sugerem aglomeração de pessoas, estão suspensos por pelo menos 30 dias. Partidas das competições esportivas em andamento, eventos culturais, treinamentos, capacitações, cursos, reuniões, por exemplo, estão suspensos. A sessão solene da Câmara de Vereadores agendada para o dia 18 de março também será reagendada. As sessões ordinárias das segundas-feiras são mantidas, mas sem presença de público. Também orienta-se que os eventos particulares sigam esse mesmo exemplo.

Embora não tenha nenhum caso suspeito, o município opta pelas medidas protetivas. Também foi criado um comitê de gestão de crise para atuar nas decisões de tudo aquilo que estiver relacionado ao coronavírus. É este grupo que irá definir os caminhos a serem tomados conforme o tema for avançando. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Douglas Kurtz, todas as ações visam a prevenção.

Lisiane Dallagnese, coordenadora do setor de Vigilância em Saúde de Marau orienta as pessoas que apresentarem os sintomas do coronavírus: febre, cansaço, tosse seca e dificuldade em respirar, e que tenham viajado nos últimos dias ou entrado em contato com alguém com suspeita do vírus, devem imediatamente entrar em contato telefônico com sua unidade de saúde de referência. Uma equipe irá até a pessoa para a coleta de material que depois será testado nos laboratórios especializados. Não há motivo de pânico, segundo ela, apenas a necessidade de se prevenir.

O Decreto nº 5.643 de 13 de março de 2020, que estabelece medidas protetivas ao coronavírus, determina suspensão de todos as rodadas dos campeonatos esportivos, eventos culturais, exposições, inaugurações e todos os demais eventos em que haja aglomeração de pessoas. A orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Marau é de que os eventos particulares de associações, entidades e empresas também fiquem suspensos por esse período.

O Grupo de Terceira Idade Lazer e Convivência e o Centro de Convivência do Idoso também estão com as atividades suspensas pelo mesmo período. A medida de precaução se dá em virtude da população idosa ser a mais vulnerável ao vírus.

O documento, publicado no Diário Oficial do Município, estabelece também, aconstituição da COE - Comissão do Centro de Operações de Emergência Covid-2019. A comissão será composta por representantes da atenção básica, vigilância epidemiológica, rede hospitalar, secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau.

Ouça detalhes no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais