Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Rota das paixões: o primeiro roteiro turístico de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Turismo, lançado em 2014

Cristo Redentor é uma das referências no turismo de Guaporé
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaporé

Guaporé acaba de ganhar o seu primeiro roteiro turístico oficial: a Rota das Paixões. Elaborado pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada e o terceiro setor, o mapa apresenta aos visitantes os principais atrativos do município. O conceito do material de divulgação destaca a força da indústria do luxo em Guaporé — o 2º polo produtor de moda íntima e semijoias do país. A Rota das Paixões, no entanto, vai além do turismo de compras. A intenção, segundo os idealizadores, é mostrar também a variedade cultural, o patrimônio histórico e as belezas naturais do município.

"Nossa história é marcada pelo trabalho e pela religiosidade dos imigrantes italianos, mas isso nunca impediu que o povo fosse criativo e inovador. Nos tornamos destaque nacional pela paixão pelo automobilismo, pela força da indústria e dos eventos, mas há muito mais para mostrar", observa a secretária municipal de Turismo, Luciane Faccio.

 

Município no Mapa Brasileiro do Turismo

A iniciativa coroa um período de conquistas para o setor em Guaporé. Este ano, pela primeira vez na história, a cidade apareceu no Mapa Brasileiro do Turismo, documento do Ministério do Turismo que identifica municípios que adotam ações na área como meio de desenvolvimento econômico.

Além de lojas, centros comerciais, vinícolas, restaurantes e hotéis, Guaporé concentra uma série de obras sacras, como a Igreja Matriz Santo Antônio, construída em estilo neogótico; uma réplica do Cristo Redentor, localizada no ponto mais alto da cidade; a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com vista para o Vale do Rio Carreiro; e capiteis no interior, heranças da imigração.

Para quem procura esporte e lazer, há trilhas na Mata Atlântica; quedas d'água (Taquara e Bíscaro); rafting no Rio Carreiro; o viaduto Mula Preta, obra férrea a 96 metros de altura, com 365 m de comprimento; e o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, uma das sedes fixas da Fórmula Truck.

"Queremos situar o visitante, orientá-lo, fazer com que as pessoas se apaixonem por esta variedade de atrações que temos aqui em Guaporé", comemora Luciane.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais