Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Comissão composta por diversas secretarias dá início à Revisão do Plano Diretor

por Ivan Sgarabotto

Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira no Centro Administrativo

Foto: Mateus Argenta

A Comissão de Revisão do Plano Diretor de Caxias do Sul deu início aos encontros que debaterão o planejamento da cidade para os próximos 10 anos. Organizada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial (Coplan), a primeira reunião ocorreu nesta quinta-feira, 11, no Salão Nobre do Centro Administrativo.  

No encontro, foram apresentados os membros da comissão, representantes das secretarias da Cultura; Trânsito, Transportes e Mobilidade; Procuradoria-Geral do Município; Urbanismo; Esporte e Lazer; Turismo; Habitação; Meio Ambiente e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O titular da Seplan, secretário Fernando Mondadori, e a diretora da Coplan, Rosana Guarese, explicaram o conceito de Plano Diretor e a metodologia de trabalho de revisão, que deve ser feita, por lei, a cada 10 anos. 

O Plano Diretor é um instrumento para orientar a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana da década. Conforme Rosana, um dos primeiros passos é o levantamento de dados dentro das secretarias municipais. As pastas reunirão informações da sua área, a fim de realizar um diagnóstico prévio da situação físico-territorial, política, social, cultural e econômica do Município, por meio de mapas temáticos. Nesta fase da revisão, a Seplan orienta e auxilia as secretarias no levantamento de informações a serem entregues.

Após o levantamento dos dados, a revisão do plano diretor passa ainda por leitura técnica/pré-diagnóstico, feita internamente, a partir dos dados levantados pelas secretarias; leitura comunitária, com consulta popular, audiência pública e reuniões temáticas; e diagnóstico e formulação de propostas, etapa final que apresentará respostas em forma de lei.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais