Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Defesa Civil interdita duas propriedades em Caxias do Sul devido ao risco de rompimento da barragem Passo do Meio

por Isadora Helena Martins

Áreas estão situadas na localidade Rincão do Meio, próximo à Mulada em Criúva

Foto: Divulgação / Divulgação SSPPS

A Defesa Civil de Caxias do Sul interditou nesta terça-feira (11) duas propriedades com risco de serem atingidas pelo rompimento da barragem Passo do Meio de São Francisco de Paula. Os imóveis situados na localidade de Rincão do Meio, próximo à Mulada em Criúva, estavam vazios, mas mesmo assim foram interditados e os proprietários foram notificados.

O procedimento ocorreu após uma orientação da Defesa Civil Estadual para que fossem averiguadas as áreas de risco. O coordenador da Defesa Civil, Alexandre Bortoluz e o secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larrat dos Santos (Junior) sobrevoaram a represa e as áreas próximas para conferir o andamento dos trabalhos. Conforme informações da pasta foram constadas somente as duas áreas já interditadas na faixa de risco.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Bortoluz afirmou que a interdição deve perdurar por, ao menos, 20 dias. "A notificação para os proprietários é para que em um período de 20 dias, de maneira nenhuma, desçam para essas edificações. A solicitação é da empresa que está fazendo a manutenção da barragem.". O coordenador da Defesa Civil também afirmou que em Caxias do Sul não há outras áreas que risco. Ouça AQUI. 

 

Risco de rompimento

No final de julho, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta em razão da detecção de percolação no corpo da barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula. Conforme comunicado emitido pela empresa, "as circunstâncias ocorridas fazem com que devam se precaver e colocar em ação as diretivas de atuação emergencial relacionadas à proteção e defesa civil, levando em consideração o conteúdo de sua cópia do Plano de Ação de Emergência - PAE da Barragem da PCH Passo do Meio e os respectivos Mapas de Inundação". O alerta foi enviado para moradores de Antônio Prado, Bom Jesus, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Monte Alegre dos Campos, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Francisco de Paula, São Marcos e Vacaria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais