Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

"A nossa estrutura de saúde não está mais suportando o alto número de casos", afirma presidente do Ciplam

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Maico Betto participou de reunião com o Gabinete de Crise nesta sexta-feira, 11/06

Foto: Ângela Tomasi/Prefeitura de Vila Maria

Por determinação do governador Eduardo Leite na última reunião do Gabinete de Crise, presidentes de associações regionais, prefeitos e integrantes de comitês técnicos das cidades que fazem parte das regiões Covid de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo foram convocados para reuniões de alinhamento a respeito das medidas de enfrentamento à pandemia dentro do Sistema 3As de Monitoramento.

As reuniões ocorreram na sexta-feira, 11/06, coordenadas pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, e pelo coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves. Da região, em função da viagem à Brasília, do presidente da AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto Gaúcho, prefeito de Marau, Iura Kurtz, quem participou do encontro foi Maico Betto, prefeito de Vila Maria. Os dados apresentados para a região estão neste link.

De acordo com Maico, que preside o Consórcio dos Municípios do Planalto - Ciplam, o encontro aconteceu com o objetivo de alinhar ações pois, a partir da análise dos dados monitorados pelos grupos de trabalho e enfrentamento à pandemia, foi concluído que as medidas adotadas não estão sendo suficientes para frear o contágio da Covid-19. De acordo com a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, em Passo Fundo, o número de óbitos cresceu 10,3%, e a região tem a terceira mais alta taxa de mortalidade entre as regiões Covid. A incidência de novos casos por 100 mil habitantes cresceu 8,5% com relação à semana anterior, e a região tem a maior incidência de novos casos entre as 21 regiões Covid. Essa incidência é, também, 84% superior à média estadual. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI já passou de 100%, indicando esgotamento da capacidade hospitalar.

Conforme Maico, na reunião foi detalhado tudo o que tem sido feito na região. Também segundo ele, os prefeitos da Ampla vão se reunir para traçar novas normativas, que deverão ser adotadas a partir dos próximos dias. Essa reunião, segundo Iura Kurtz, será realizada nesta segunda-feira, 14/06, pela manhã. Não se descartam novas restrições. Em contato com a emissora, o prefeito de Vila Maria também antecipou que deve ser feita uma campanha de conscientização sobre a situação atual, vivida pelos municípios da região. A tendência é de que as restrições de horário, em um primeiro momento, sejam mantidas embora, conforme o gestor, parte dos problema esteja relacionado com encontros clandestinos e desnecessários para o momento.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais