Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Chefe do cartório eleitoral afirma que possibilidade de descentralização foi discutida durante planejamento do cadastramento biométrico

por Vania Cassol
Foto: Rosângela Magalhães / Divulgação

O chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Édson Borowsky, respondeu às críticas do ex-chefe da instituição João Dorlan sugerindo ações de descentralização do cartório eleitoral para o cadastramento biométrico.  Segundo ele, a descentralização foi avaliada nas reuniões de planejamento, porém a estrutura necessária tornou a movimentação inviável.

Conforme Borowsky o cadastro exige, por exemplo, a consulta ao cadastro nacional, via internet, diferente da urna eletrônica que não tem ligação com a rede mundial de computadores.  Dorlan foi chefe do Cartório no final dos anos 90. Para Borowsky, o foco da discussão deveria ser a cultura do brasileiro de deixar tudo para a última hora.

Segundo Borowsky, atualmente o tempo médio de espera na fila está entre 2h e 2h30min embora que, em alguns dias, por volta das 17h, todos os eleitores tivessem sido atendidos. Caso exista fila no final do horário, senhas são distribuídas para garantir o atendimento no mesmo dia. Na próxima semana o chefe do cartório irá até a Câmara de Vereadores para responder aos questionamentos dos legisladores caxienses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais