Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Campanha Setembro Dourado informa população sobre dados e prevenção ao câncer infantojuvenil

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Doença é a que mais mata jovens de um a 19 anos no Brasil

Foto: Divulgação

A Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (CONIAC) promove mais uma edição do Setembro Dourado, campanha de alcance nacional com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades municipais, estaduais e federais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Considerado a principal causa de mortes por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil, esse tipo de câncer costuma ser mais agressivo e de evolução rápida. Porém, da mesma forma, responde melhor a tratamentos, tendo ampla chance de cura quando descoberto o quanto antes. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930. A cada hora, um novo caso é identificado no Brasil, porém é estimado que mais de 4.500 crianças e adolescentes não recebam diagnóstico correto anualmente.

Além de realizar a campanha Setembro Dourado, a CONIACC também integra a Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil (FP), uma entidade civil, de interesse público, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que tem a finalidade de aumentar os índices de cura da doença. Um Comitê Estratégico apoia a Frente Parlamentar com subsídios técnicos, oportunizando um debate sobre as principais necessidades dessa causa, mobilizando a rede de instituições, casas de apoio e hospitais.

Uma conquista recente foi a sanção presidencial à Lei 14.308/2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. Entre seus principais objetivos estão aumentar os índices de sobrevida, priorizar o diagnóstico precoce, reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com neoplasia. 

Rocco Francesco Donadio, Diretor de Comunicação e Marketing da CONIACC e um dos fundadores da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (DOMUS). concedeu entrevista ao programa Temática hoje sobre o assunto. Acompanhe na íntegra em áudio (acima).

 

 

Atenção aos sintomas do câncer infantojuvenil

 

Cansaço, palidez e perda de peso: se o crescimento de massas abdominais palpáveis vier acompanhado principalmente de dor abdominal, perda de peso, febre de origem indeterminada, alteração intestinal e urinária, pode ser sinal ou sintoma de neuroblastoma, tumor de Wilms ou Linfoma de Hodgkin. 

Outros sintomas que devem ser observados com atenção: 

• Palidez, manchas roxas pelo corpo ou sangramento, dor óssea

• Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção

• Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna

• Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, manchas roxas ou inchaço ao redor dos olhos

• Inchaço abdominal

• Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)

• Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção

• Fadiga, letargia ou mudanças no comportamento, como isolamento

• Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação

 

Se observar esses sinais, procure imediatamente um médico ou uma unidade de referência em câncer infantojuvenil de sua região.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais