Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Procon e Sindigêneros de Caxias do Sul lançam a campanha “Preço na Medida”

por Pablo Ribeiro

Objetivo da ação é informar e orientar os estabelecimentos comerciais sobre a forma correta de divulgação dos preços dos produtos

Foto: Procon e Sindigêneros Caxias/Divulgação

O Procon de Caxias do Sul em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios Caxias do Sul (Sindigêneros) criou a campanha “Preço na Medida”, que tem o objetivo informar e orientar os estabelecimentos comerciais para que seja incluído na precificação dos produtos, o preço pela unidade de medida (litro, kg, metros, outro), em atendimento a Lei 14.181/2021. A campanha estará em vigor durante 90 dias, desde a última sexta-feira (09/06).

A inclusão dessa informação na etiqueta reforça a regra de que os preços dos produtos devem estar bem visíveis, claros e diretos. Tendo também como finalidade facilitar a comparação por parte do consumidor na hora de decidir pela compra, considerando, principalmente, o fato de que as embalagens têm quantidades diferentes. A campanha serve também, de forma mais ampla, para disseminar a cultura financeira de observar, os produtos que se está consumindo, conscientizando o consumidor que essas pequenas escolhas do dia a dia interferem no orçamento familiar do final do mês podendo evitar um futuro endividamento ou auxiliar quem já se encontra superendividado.

Segundo o coordenador do Procon, Jair Zauza, as normas para detalhamento de preços na etiqueta, fazem parte do direito à informação, considerado um dos pilares da defesa do consumidor. “Com a fixação do preço pela unidade de medida facilita o cálculo do consumidor para economizar na hora da compra. Por isso, o Procon de Caxias do Sul, prevendo o surgimento de denúncias nesse sentido, e preocupado não somente em autuar os estabelecimentos, mas em orientar a necessária adequação aos estabelecimentos comerciais criou a campanha que estará em circulação por 90 dias”, disse o coordenador.

Durante a campanha o Procon visitará estabelecimentos comerciais caxienses para orientar os locais que ainda não estão adequados. O Sindigêneros atuará junto aos associados da entidade para informar e orientar a forma correta de adequação. Após o prazo da campanha, todos estabelecimentos comerciais deverão seguir a legislação vigente, e em casos de denúncias o Procon procederá com a devida autuação.

Para o presidente do Sindigêneros de Caxias do Sul, Volnei Basso, a campanha vai ajudar o consumidor a economizar na hora de ir às compras e vai possibilitar uma melhor comparação de preços antes da compra do produto. “Para nós é muito importante esta parceria com o Procon, pois teremos um bom prazo para adequação e orientação às nossas empresas. Nosso objetivo é sempre estar em dia com a legislação, levando ao consumidor o melhor entendimento do preço dos produtos, em suas diferentes embalagens”, comentou o presidente da entidade.

Para mais informações, dúvidas e orientações:

Procon - Telefone 151 e WhatsApp (54) 9 9929.8190 (somente mensagens).

Sindigêneros – Telefone: (54) 3223-8799 ou WhatsApp (54) 999820107.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais