Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Presidente do SAMAE participa de reunião extraordinária sobre a alteração dos valores nas tarifas de água

por Ivan Sgarabotto

Diretor- presidente Edio Elói Frizzo esteve no Legislativo na tarde desta segunda-feira

Foto: Andréia Copini

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Edio Elói Frizzo, participou de uma reunião extraordinária, promovida pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, presidida pelo vereador Rafael Bueno, na tarde desta segunda-feira, 08, na Câmara de Vereadores.

A reunião teve como pauta a alteração dos valores nas tarifas de água, após a troca dos hidrômetros. Frizzo esclareceu que há quase 10 anos o SAMAE não efetuava substituições de hidrômetros e que a grande maioria dos aparelhos que foram trocados possuíam 15 anos ou mais. “Os hidrômetros comprados pelo SAMAE atendem todas as normas estabelecidas na portaria n° 246 do INMETRO. A troca faz parte de um programa de combate à perda de água, exigido inclusive pelo Ministério das Cidades, para solicitar financiamentos”, informou. 

Desde 2013, a Autarquia efetuou a troca de aproximadamente 40 mil hidrômetros, em um universo de mais de 130 mil aparelhos instalados na cidade. “Mesmo com esse número expressivo, temos poucas reclamações registradas no PROCON. Em 2014, 122 processos e em 2015, apenas 30”, contabilizou. “O SAMAE, por ser uma empresa pública, não objetiva lucros, apenas equilibrar o orçamento para dar continuidade na prestação dos serviços à população”, afirmou. 

Além disso, Frizzo salientou o combate às fraudes (gatos), registrados diariamente pela equipe de Fiscalização da Autarquia. “Quem paga pelos gatos são os bons consumidores. Por isso é importante denunciar. Esse é o dever do cidadão”. O diretor-presidente também destacou que, em uma moradia onde residem quatro pessoas, o consumo médio é de 10 a 15 m³, o que totaliza entre R$ 80 e R$ 120. “Não quero fazer comparações com a energia elétrica, mas a água em Caxias é muito barata”.

Por fim, Frizzo disse que o cidadão que estiver com dúvidas pode ligar para o telefone 115, plantão 24 horas, ou ir até o SAMAE, na rua Pinheiro Machado. “Não queremos cobrar nem um centavo a mais, nem a menos, apenas o que o cidadão consumiu”, explicou.

A Promotora de Justiça do Ministério Público, Janaína de Carli, que também estava na mesa da reunião extraordinária, encerrou o encontro. “Não vejo nenhuma ilegalidade por parte do SAMAE, muito pelo contrário. Todas as trocas de hidrômetros são aferidas pelo INMETRO, cumprindo a legislação. Além disso, a Autarquia está combatendo às perdas e as ligações clandestinas, ações muito importantes ao consumidor”, ponderou.

Também estavam presentes na mesa, o vereador Edi Carlos Pereira de Souza, o diretor-comercial do SAMAE, Márcio Gasparetto e o gerente de negócios, Flávio Alexandre de Carvalho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais