Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Unidade da Corsan substitui rede de água em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Foram investidos cerca de R$ 1 milhão para a troca de 4,7 mil metros da canalização no município

Obras de melhorias foram realizadas no bairro Conceição
Foto: Eduardo Cover Godinho

Com investimentos que alcançam as cifras de R$ 1 milhão, a Unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de Guaporé, está efetuando melhorias na canalização de água do município. A substituição ou redimensionamento atinge aproximadamente 4,7 mil metros da rede de abastecimento, obra necessária para que o bem precioso natural chegue com rapidez e qualidade nas economias. Para a atividade, a Corsan contratou, através de licitação, a empresa Conster Construções Ltda, de Porto Alegre, que é responsável pelo assentamento das redes, bem como a abertura e fechamento das valas necessárias.

A demora para a realização do serviço e os buracos no pavimento asfáltico em diversas vias urbanas deixaram condutores de veículos e moradores irritados. Foram inúmeras sãs reclamações e vereadores foram procurados para que a Corsan tomasse uma atitude. Mesmo a execução da obra sendo terceirizada, a Companhia é a responsável, segundo destacou o gerente Jorge Luis Dexheimer. Ele afirma que a atividade de substituição e redimensionamento iniciou no mês de novembro. A intervenção foi previamente comunicada ao Poder Público Municipal, que fiscaliza, cobra agilidade e a qualidade do serviço prestado.

“Acreditamos que o final do mês de março os serviços para a substituição da rede de abastecimento sejam concluídos pela empresa terceirizada. As atividades estão em andamento e tivemos algumas dificuldades no período. Recebemos reclamações pela demora na obra devido aos feriados de final de ano e também registramos atraso no fornecimento de asfalto. Salientamos que a repavimentação está em andamento”, destacou.

Outros pontos na cidade, que apresentam dificuldades no fornecimento de água para as economias, estão sendo estudados para uma troca futura. Em muitos locais a rede é antiga, ou seja, pequena e com canos de ferro, o que tem interferido na qualidade da água.

“Em alguns pontos há carência de rede, principalmente para abastecer em horários de pico. Ficou para trás, neste primeiro momento, a substituição da canalização da rede de água na região próxima ao Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar. Há problemas e estamos em atividades para minimizá-los, mas ali carece de investimentos para uma rede maior. Além deste, temos também vazamentos em alguns pontos da cidade e buscamos resolvê-los com a troca dos canos. Pedimos a compreensão da comunidade nas intervenções que estamos fazendo nos logradouros públicos. São obras necessárias e se não forem realizadas haverá desabastecimento de água”, destacou Dexheimer.

Além da substituição da canalização de água, a Unidade da Corsan efetuará a troca dos dois motores de captação de água localizados na Estação de Bombeamento do Rio Carreiro. O processo licitatório está em andamento e a potência dos novos equipamentos serão de 550 cv, cada.

 

Melhorias na rede de água

  • Rua dos Imigrantes, 500 metros TB DN 50 em parceria com a Prefeitura Municipal;
  • Rua Dr. João Pedro Ortiz, partindo da Estação de Tratamento (ETA) até a Rua Antônio Quast, 1.100 metros TB 300mm e 200 metros de TB DB 50;
  • Rua Antônio Quast entre João Pedro Ortiz e José Bonifácio, 250 metros DN 300mmm e 200 metros DN 50mm
  • Rua Guilherme Mantese entre José Bonifácio e Manoel Francisco Guerreiro, 250 TB DN 50mm;
  • Rua Júlio Campos entre Guilherme Mantese e Luís Puperi, 100 metros DN 50mm;
  • Avenida Monsenhor Scalabrini esquina Ângelo José BOrdin, 100 metros DN 50mm;
  • Rua Salgado Filho e Marechal Floriano, 230 metros DN 100mm;
  • Avenida Alberto Pasqualini entre João Pedro Ortiz e Ângelo Bordin, 700 metros DN 200mm
  • Rua Manoel Francisco Guerreiro entre Dr. Luis Augusto Puperi e Salgado Filho, 1.300 metros DN 100mm
  • Rua João Manoel Pereira entre Ângelo José Bordin e João Pedro Ortiz, 1.300 metros DN 50mm nos dois lados da rua pelas calçadas (Moradores serão convocados para esclarecimentos/informações na Prefeitura)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais