Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

RGE concentra esforços para reconstruir rede devastada por temporal

por Ivan Sgarabotto

Houve registro de ventania com velocidade superior a 100 Km/h, granizo, raios e volume de chuva acima da média

Foto: Pablo Ribeiro

A Rio Grande Energia (RGE) informa que está com toda sua força de trabalho própria e empreiteiras disponíveis atuando desde esta quarta-feira, 07, quando já havia alerta de temporal, para recompor a rede de distribuição, que foi severamente danificada pelos fortes ventos desta madrugada.

Ventos com velocidade superior a 100 Km/h, a incidência de granizo, centenas de descargas atmosféricas e cheias de rios comprometeram o sistema de abastecimento de cidades. Neste momento, 150 mil clientes então sem energia elétrica e a área mais atingida é a Região da Serra. 

Desde o final da noite de quarta-feira, quando um sistema de baixa pressão que estava atuando entre o Paraguai e o norte da Argentina começou a se deslocar sobre o Rio Grande do Sul, a RGE iniciou a mobilização operacional para minimizar os impactos à população.

Há mais de uma semana, clientes da área de concessão sofrem com o volume acentuado de chuvas, o que provocou cheia de rios, quedas de barreiras e obrigou prefeitos a decretarem estado de emergência em inúmeros municípios.

Em razão da chuva e a elevação do nível dos rios, eletricistas da RGE enfrentam problemas para acessar pontos da rede que necessitam manutenção, especialmente naqueles locais em que precisam ser utilizados maquinário pesado para a troca de poste e a recomposição da rede.

Por causa dos fortes ventos, inúmeros galhos foram lançados contra a rede e várias árvores de grande porte tombaram, rompendo cabos da rede de distribuição de energia da elétrica.

Além de mobilizar equipes de campo, vale ressaltar que a RGE possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tem como praxe adotar medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.

Entretanto, por causa do volume de ocorrências e dos problemas com a telefonia no Estado, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. O Grupo CPFL disponibilizou 100% das posições do Call Center de suas 9 distribuidoras para atendimento aos clientes da RGE, além disso, os consumidores contam com outros canais de atendimento para informar à empresa sobre problemas de falta de energia elétrica:

Pela internet: www.rge-rs.com.br

Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

Dicas de Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

·         Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.

·         Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

·         Afaste-se de janelas e portas metálicas.

·         Evite os banhos nos momentos de tempestades.

·         Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.

·         Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais