Após mobilização da comunidade, Isabela iniciará tratamento de transplante de medula em Curitiba no próximo mês
Baixar ÁudioEm entrevista à Tua Rádio Cacique, a mãe da menina, Patrícia Moresco, confirmou que o tratamento terá início no começo de agosto, em Curitiba (PR), onde Isabela será submetida ao transplante de medula óssea
A pequena Isabela Moresco Godinho, de Lagoa Vermelha, está prestes a dar um importante passo na luta contra a anemia de Fanconi. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, a mãe da menina, Patrícia Moresco, confirmou que o tratamento terá início no começo de agosto, em Curitiba (PR), onde Isabela será submetida ao transplante de medula óssea.
Segundo Patrícia, os primeiros dias serão dedicados à realização de uma bateria de exames para o período de pré-transplante. Na sequência, Isabela permanecerá internada por aproximadamente 30 dias para receber um tratamento intenso que prepara o organismo para a nova medula. Após o transplante, a família deverá permanecer em Curitiba por cerca de dois meses para acompanhamento médico diário e, posteriormente, retornar a Lagoa Vermelha, onde a menina seguirá em isolamento por aproximadamente oito meses. Ao todo, o processo de recuperação deve durar cerca de um ano.
A mãe também destacou que a campanha solidária promovida nos últimos meses foi fundamental para garantir mais tranquilidade financeira durante o tratamento. Ela agradeceu o apoio recebido da comunidade, ressaltando que cada doação e compartilhamento fez a diferença. Apesar de já terem arrecadado um valor importante, Patrícia explica que a campanha continua ativa, já que ainda haverá despesas com moradia, transporte, medicamentos e outros custos que eventualmente não sejam cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Patrícia, o transplante representa uma grande esperança de cura. Embora a condição genética da anemia de Fanconi permaneça por toda a vida, a nova medula deverá restabelecer a produção normal das células sanguíneas, permitindo que Isabela tenha uma vida normal após a recuperação. Quem desejar colaborar pode fazer doações por meio da chave Pix [email protected], em nome de Isabela Moresco Godinho, no banco Sicoob. A família agradece toda a solidariedade recebida e pede que a corrente de apoio continue durante todo o período de tratamento.
Comentários