Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prataviera Shopping recebe exposição de abelhas sem-ferrão

por Beverli Rocha

Além da mostra, há degustação e comercialização de meliprodutos e a venda de orquídeas e plantas melíferas

Foto: ​ Foto: Assermel

 

 A preservação do meio ambiente, assunto que tem se mostrado cada vez mais importante, até mesmo após os desastres climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, pautará o próximo evento do Prataviera Shopping. O terceiro andar do centro comercial sedia, até 8 de junho, uma exposição de abelhas sem-ferrão, com a degustação e comercialização de meliprodutos. A iniciativa faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Associação Serrana de Meliponicultores (Assermel). O horário de atendimento do shopping é de segunda a sábado, das 9h às 20h.

 

Além da exposição de abelhas sem-ferrão (ASF) e da comercialização de enxames, o público poderá conferir meliprodutos, todos à base de mel de ASF, como cosméticos, própolis, licores, geleias e méis produzidos por espécies como a Jataí, a Mandaçaia e a Tubuna. Orquídeas, plantas melíferas e atrativos mistos para captura de abelhas na natureza também estarão à disposição.

 

O presidente da Assermel, Ivanir de Campos, destaca a importância das abelhas na manutenção e no desenvolvimento da biodiversidade. “Sem abelha não tem alimento e sem alimento não tem vida. As abelhas são responsáveis por mais de setenta por cento da polinização para a produção de flores e frutos. Tudo o que nós comemos, de alguma forma, vem de uma pequena planta que tem flor, e essa flor precisa ser polinizada. Desde as frutas, o arroz, o feijão, o milho, tudo isso é polinizado”, explica Ivanir.

 

Ele defende ainda o papel dos meliponicultores, criadores de abelhas sem-ferrão, para a conservação das espécies do inseto. “A maioria delas estava em processo de extinção e os meliponicultores, com o trabalho de preservação, criação e multiplicação de enxames em caixas próprias e adaptadas com cuidados, conseguem manter essas abelhas, devolvendo muitas delas, inclusive, para a natureza. O mel das abelhas sem-ferrão é mais líquido e possui uma quantidade maior de benefícios medicinais, sendo um antibiótico natural e anticoagulante, e importante no tratamento de resfriados e gripes”, enaltece. Ele lembra que integrantes da Associação Caxiense de Apicultores (ASCAP) também estarão presentes expondo mel e própolis de abelhas com ferrão, as chamadas abelhas Apis Mellifera.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais