Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Empresário Nelson Sbabo será cremado nesta sexta-feira em Caxias do Sul

por Pablo Ribeiro

Aos 83 anos, empresário morreu na noite desta quinta-feira (06)

Foto: Júlio Soares/Objetiva/Divulgação

Desde as 7h desta sexta-feira (07), amigos e familiares se despedem do empresário Nelson Fábio Sbabo, que morreu nesta quinta-feira (06), em Caxias do Sul, aos 83 anos. Sbabo estava internado no Hospital Unimed para o tratamento de um linfoma. O velório está sendo realizado na Capela A do Memorial São José. O cerimonial de despedida será realizado às 18h no Memorial Crematório São José.

Nelson Sbabo sempre foi um grande defensor da infraestrutura da região. O empresário iniciou, na década de 1970, um movimento de reivindicação para a construção da Rota do Sol e ficou conhecido por essa mobilização, que foi concluída com a finalização da rodovia em 2007. Outra reivindicação do empresário era a construção do aeroporto de Vila Oliva.

Sbabo foi presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), entre os anos de 2016 e 2017. Conforme o atual presidente da entidade, Ivanir Gasparin, Nelson Sbabo sempre se preocupou com a infraestrutura da região. (OUÇA)

Nelson Sbabo também foi vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs). Segundo o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, Sbabo deixa um legado de liderança e empreendedorismo. (OUÇA)

Sbabo exerceu o mandato de vereador em Caxias do Sul de 1972 até 1976. O presidente do legislativo à época era o empresário Ovídio Deitos. Segundo Ovídio, Nelson Sbabo foi uma das pessoas que mais lutou por Caxias. (OUÇA)

Nelson Sbabo deixa a esposa, dona Jandyra, cinco filhos e cinco netos. 

Conheça a trajetória de Nelson Sbabo:

Nelson Sbabo nasceu em março de 1936, em Galópolis, Caxias do Sul. Desde 1945, Sbabo iniciou sua trajetória como entregador no Armazém do Sr. Bacchi e seguiu sua carreira ocupando cargos de gerente, contador e, em 1960, sócio da empresa que se tornaria a Formolo Materiais de Construção.

Exerceu o mandato de vereador no município de 1972 até 1976. Em 1984, formou-se bacharel em Direito.

Foi fundador e presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção de Caxias do Sul (Acomac), de 1988 a 1989, e primeiro vice-presidente da Federação das Acomacs do Rio Grande do Sul. Foi diretor-tesoureiro do Sindimadeira, onde foi membro do conselho consultivo da entidade. Também foi presidente do Círculo Operário Caxiense.

Em 1972, deu início ao seu trabalho de pressão junto ao governo do estado pela conclusão da RST-453, a Rota do Sol. Participou como membro da CIC desde 1974, ocupando o cargo de conselheiro e sócio honorário da entidade. Posteriormente, foi diretor de Infraestrutura e coordenador da Comissão Pró-conclusão da Rota do Sol, trabalho que teve início em 1972 e se estendeu até a sua conclusão, em 20 de dezembro de 2007, totalizando uma luta de 35 anos.

Foi vice-presidente de Comércio da CIC na gestão 2008-2011 e coordenador da Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da entidade nas gestões 2012/2013 e 2014/2015. Assumiu a presidência do Conselho Executivo da CIC para a gestão 2016/2017. Também ocupou o cargo de diretor de Política Urbana e Infraestrutura da CIC. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais