Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Moradores pedem lei que impeça lavouras perto das casas, em Lagoa Vermelha

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Residentes do bairro Manoel Vieira da Fonseca relataram mal-estar após aplicação de agrotóxicos

A proximidade de uma lavoura de soja com as casas onde residem os moradores do bairro Manoel Vieira da Fonseca, em Lagoa Vermelha, tem gerado reclamações. A população local relata mal-estar, que ocorre depois da aplicação de agrotóxicos nas plantas. Um grupo de pessoas que vive no local se reuniu para pedir a criação de leis, proibindo a instalação de lavouras próximas das residências.

“Lá em Capão Bonito do Sul, a gente ficou sabendo [...] que tem a lei que não pode, até 100 metros, não pode passar veneno e nem plantar”, relata o comerciante Valdecir Moraes (Galinhão). Conforme ele, o veneno é muito forte e as crianças apresentam tosse.

Mal-estar também foi relatado por Luiz Silva e Nunes, que é idoso e trata de um câncer. Conforme ele, com o vento, os produtos aplicados na lavoura entram na casa. “Vomite bastante”, conta Silva e Nunes, que teve dificuldades para se alimentar nos últimos dias.

O morador Adriano Andrade diz que os agrotóxicos também afetam a saúde das plantas, cultivadas dentro de casas. “Está secando as folhas, murcha a planta. Folhagem que tu cria dentro de casa tá acontecendo isso aí”, informa.

Tentando evitar os problemas, a população fecha janelas e portas. “Eu tive que fechar toda a casa aquele dia e, assim mesmo, vinha o veneno na cara da gente”, conta Sebastião Merib. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais