Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Marau é a cidade mais limpa do Brasil, aponta índice nacional

por Ana Lúcia Jacomini

Três municípios do Estado estão entre os dez que melhor tratam seus resíduos sólidos

Foto: Divulgação/PM Marau

O município de Marau ficou em primeiro lugar no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana. A pesquisa avalia, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a forma como cada município brasileiro destina o lixo sólido. Cada cidade recebeu uma nota, que varia de zero a um. Como no Índice de Desenvolvimento Humano, quanto mais próximo do um, melhor é o desempenho. Segundo o estudo, se os municípios seguirem o exemplo da cidade de Marau, os três estados do sul vão conseguir reduzir o impacto ambiental do lixo sólido produzido, oito anos antes da meta estabelecida pela ONU, datada de 2030.

No estudo, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a PwC Brasil, Marau obteve nota 0,827. A pesquisa levou em conta uma série de critérios, como o IDH da cidade, a extensão da cobertura da coleta de lixo, a porcentagem da população atendida pelos serviços de limpeza urbana, a sustentabilidade financeira dos municípios – capacidade da prefeitura de arcar com os custos de reciclagem, os estímulos financeiros feitos para a mudança comportamental da população, o percentual de lixo reciclado, o percentual do lixo destinado incorretamente – para lixões, e se existe alguma taxa voltada para a limpeza urbana.

Para o Prefeito Iura Kurtz, trata-se de uma importante conquista. Ele explica que a prefeitura planejou e vem adotando novas formas de gestão que priorizam o Meio Ambiente. "Quando assumimos readequamos o contrato de coleta do lixo, reduzindo os custos e ao mesmo tempo aumentando os serviços ofertados”, detalha ele. Kurtz revela que desde 2017, a Prefeitura de Marau vem economizando cerca de R$ 100 mil mensais com o contrato da coleta de lixo, ao mesmo tempo em que aumentou os serviços prestados.

Nego Vedana, titular da Secretaria de Cidade, Segurança e Trânsito acredita que o novo cronograma estabelecido para coleta de entulhos, desenvolvido pela pasta, é outro fator que colaborou pela primeira colocação de Marau em nível nacional. Essa coleta é feita por regiões, em detrminados períodos do mês, cobrindo a cada 30 dias toda a área urbana do município. Com isso, lembra o secretário, também foi possível anunciar que pontos onde o descarte irregular era frequente, estão sendo fiscalizados.

Veja o ranking das cidades mais limpas do Brasil segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana:

1. Marau (RS) – 0,827
2. Braço do Trombudo (SC) – 0,827
3. Sapucaí-Mirim (MG) – 0,824
4. Itapiranga (SC) – 0,820
5. Presidente Lucena (RS) – 0,817
6. Não-me-Toque (RS) – 0,812

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais