Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Ao completar 34 anos, Apae de Marau requer maior espaço físico para atender demanda regional

por Camila Agostini

Entidade atende mais de 180 crianças de Marau, Vila Maria, Nova Alvorada, Camargo e Nicolau Vergueiro

Foto: Camila Agostini / Tua Rádio Alvorada

Com muita dedicação e muito amor, a história da Apae de Marau foi construída a muitas mãos. Talvez os fundadores, lá em 1986, não imaginavam que em algumas décadas, a instituição se tornaria referência regional, oferecendo serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marau atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo de todas as idades. Há um ano e meio, mais ou menos, não tem a mesma movimentação nos corredores, salas de aula e de atendimento. A pandemia impede o retorno presencial de todos os usuários. Mas as atividades não pararam. De uma forma ou outra, a Apae precisa continuar. Em abril de 2021, a instituição completou 34 anos.

Não fosse a crise sanitária da Covid 19, uma grande festa aconteceria. Porque motivos para comemorar nunca faltaram. Mas, dessa vez, o aniversário foi marcado por lembranças e esperança. E sonhos. Foi com essa palavra que a psicóloga, colaboradora da Apae de Marau, Francinete Oneda, se referiu ao sentimento de celebrar mais um ano da entidade. Ela lembra de como foi importante a mobilização do Lions e da comunidade marauense que abraçou a ideia, nos anos 80, para o início das atividades. 

Todos trabalham para que o projeto se torne cada vez maior. A diretoria, eleita no ano passado, mantém contato somente de forma virtual. Mas ações, projetos e até obras de melhorias têm ocorrido, como nos conta a vice-presidente, Aline Lanzarin.

“Não é somente a criança, o adolescente, o adulto que precisa dos serviços da Apae que se sentem abraçados. A família toda do usuário recebe esse abraço”. É dessa forma que Vânia Marafon se refere à instituição. Ela conheceu a Apae quando realizou um estágio na entidade. Anos depois, o filho de Vânia precisou de atendimento especializado. Ela não teve dúvida a quem recorrer. Hoje, Vânia também integra a diretoria da entidade, presidida por Helia Muller Bettim. 

Ouça no player de áudio a íntegra dos depoimentos citados acima. Você pode conferir outras informações sobre os 34 anos da Apae de Marau também com imagens, no Instagram e Facebook da Tua Rádio Alvorada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais