Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Encontro Mulher Coasa reúne mais de 1.500 associadas e se consolida como evento de interação e troca de conhecimentos

por Ana Lúcia Jacomini

Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 04/10, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa

Sair da rotina para se encontrar com amigas e conhecidas. Tirar um tempo para aprender coisas novas. Viver experiências diferentes, carregadas de fortes emoções. Estas foram algumas avaliações das associadas que participaram do Encontro Mulher Coasa, realizado nesta quarta-feira, 04/10, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa. O evento faz parte do calendário de atividades da cooperativa já há vários anos e desta vez reuniu mais de 1500 pessoas, consolidando-se como uma importante atividade de interação e troca de conhecimentos.

Após serem recepcionadas e ouvirem a palavra do presidente da cooperativa, Orildo Germano Belegante - que reafirmou a importância da mulher, tanto na atividade rural como na Coasa, as associadas participantes acompanharam a palestra "O Poder da Mulher Maravilha", da consultora em desenvolvimento humano, Vera Ceolin. Ela falou sobre amar-se e respeitar-se. "É preciso olhar com carinho para as coisas que fazemos, gostar da gente, honrar e amar nossa história".

Em seguida, o educador e humorista, Roselei Angst, conduziu a palestra show "Felicidade, o Impacto da Alegria no Empreendedorismo”. Ele frisou a importância da simplicidade em nosso dia a dia. "A simplicidade é se interessar pelo próximo e deixar o outro feliz com nossa presença." Cantando clássicos da música nacional, ele transmitiu mensagens de alegria e esperança. O evento também teve a presença e participação da cantora Tatiane da Silva Pureza, que recepcionou as convidadas.

Ainda pela manhã, foi lançada a revista de receitas construída a partir das oficinas de plantas bioativas e plantas alimentícias não convencionais, que  vem sendo realizada com as mulheres integrantes do Programa Consumo Sustentável da Coasa, em atividades que acontecem com apoio do Fundo Social do Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. A revista é uma forma de exemplificar o resultado obtido a partir das aulas, que são ministradas para as associadas, dentro da temática da valorização da natureza e da segurança alimentar.

Após o almoço, aconteceram as palestras simultâneas, ocasião em que as associadas puderam escolher participar da temática que mais lhe interessasse. Os assuntos trabalhados foram: a importância da mulher na gestão da propriedade rural com conceitos sobre gestão; plantas medicinais e suas aplicações práticas visando a saúde e o bem-estar; ideias para empreender na propriedade a partir das potencialidades de cada local agregando renda; arteterapia como ferramenta de promoção da saúde emocional e, ainda, os arquétipos femininos e o despertar da deusa moderna para equilibrar a essência feminina.

Durante o Encontro Mulher Coasa também aconteceu mais uma edição do Feirão Artesanal. Trata-se do espaço onde também participam associadas da cooperativa, como expositoras de seus artesanatos e dos produtos da agricultura familiar de suas propriedades. Também participam artesãos de empresas e/ou instituições parceiras. O comércio destes itens do feirão sempre têm uma excelente aceitação nos eventos da Coasa e, neste ano, o número de expositores foi recorde, chegando a 57 bancas.

Além disso, o evento - como os demais realizados pela cooperativa, tem a cultura da solidariedade e da responsabilidade social. O valor arrecadado com os passaportes solidários serão repassados para a reconstrução do hospital de Roca Sales, uma das cidades mais prejudicadas com as enchentes do início de setembro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais