Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Curso gratuito de Língua Talian está com inscrições abertas a partir de hoje

por Beverli Rocha

Matrículas podem ser feitas até o dia 12 de julho no site da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Aula do curso de Talian no município de Barão (RS)
Foto: Cucagna Scola de Talian/Divulgação

A partir desta sexta-feira, dia 5 de julho, inicia o período de matrícula para o segundo semestre de 2024 nas turmas do curso gratuito de Talian, inserido no Projeto Cucagna Scola de Talian. Serão ministradas aulas em formato híbrido (presencial e a distância), para turmas nos níveis I, II, III e IV Conversação. 

A matrícula deve ser realizada no site da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR), www.unicentro.br no link  https://evento.unicentro.br/site/talian/2024/2 até o dia 12 de julho. 

Para os novos alunos há vagas para o Nível I, on-line e presencial. As vagas para aulas presenciais são para os que não conseguirem se matricular entre os 100 primeiros inscritos no on-line. 

As atividades do segundo semestre começam no dia 14 de agosto, com a aula Inaugural que terá a participação do IPHAN Nacional, autoridades estaduais e federais, para o lançamento da terceira edição dos dicionários de Darcy Loss Luzzatto: Dicionário Português Talian e Dissionàrio Talian Portoghese.

As aulas do curso gratuito da Língua Talian são realizadas em duas modalidades: on-line e presencial. Na modalidade on-line, o curso tem aulas síncronas, ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para alunos matriculados. 

Na modalidade presencial, ocorre a retransmissão dos conteúdos ministrados na UNICENTRO, em 24 núcleos cadastrados em municípios nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em cada município há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de praticar a Língua Talian. As atividades presenciais ocorrem nos seguintes municípios gaúchos:  Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Dois Lajeados, Erechim, Fagundes Varela, Guaporé, Ibiraiaras, Montauri, Nova Bassano, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Sananduva, São Domingos do Sul, Sarandi, Serafina Corrêa, União da Serra, Vila Flores, Vista Alegre do Prata. Também há núcleos em Chopinzinho (PR) e em Concórdia (SC).

O projeto Cucagna Scola de Talian é uma iniciativa em parceria entre a UNICENTRO-PR e a Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e busca contribuir para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo MinC/IPHAN, em 2014. O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC). Também conta com patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, COOPERLATE. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais