Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

É falso que o Centro de Distribuição de Passo Fundo está estocando doações

por Ana Lúcia Jacomini

Vídeos indicando que haveria irregularidades estão circulando em grupos de mensagem

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

A Defesa Civil Regional explicou o contexto real de vídeos que circulam em grupos de mensagem instantânea, questionando o sistema de doações realizado a partir do município de Passo Fundo. Em um dos vídeos aparece o montante de donativos armazenados na antiga Manitowoc, local que centraliza as doações e que, recentemente, passou a ser gerenciado pelo Estado e não mais pela prefeitura passofundense. Conforme informações colhidas pela emissora, o ambiente funciona como um centro de distribuição e por isso há donativos “parados” - é um local de estoque.

Os itens são repassados apenas conforme a solicitação dos municípios. Não há retenção de doações e sim uma logística que encaminha os donativos conforme a demanda. Em nota para a imprensa, a Defesa Civil Estadual explica que as doações chegam ao local e de lá partem para as demais regiões do Estado, conforme os pedidos recebidos via central. O outro vídeo questiona o repasse de alimentos sob alegação de desvio. Ocorre que alimentos perecíveis que o Centro de Distribuição recebeu foram, sim, destinados aos Vicentinos de Passo Fundo e esta entidade repassou para famílias assistidas, com todos os trâmites documentados.

Como o  CD não recebe doações de alimentos perecíveis e alguns ítens deste gênero chegaram ao local, e, ainda, considerando que as prefeituras não demonstraram interesse em receber esses alimentos, a equipe providenciou o encaminhamento dos mesmos para instituições que fizessem a destinação adequada, no caso os Vicentinos e seus assistidos. Neste vídeo, segundo a Defesa Civil Estadual, as acusações de desvios e irregularidades (prevaricação) que recaem sobre o Tenente-Coronel Bugs (que atua na Defesa Civil) se configuram em crime de calúnia e difamação.

Confira mais desmentidos em: sosenchentes.rs.gov.br/combate-a-desinformacao

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais