Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Guaporé registra crescimento no mercado de trabalho em 2015

por Eduardo Cover Godinho

Saldo do ano aponta evolução do emprego. Entre admissões e desligamentos, 31 trabalhadores a mais estão empregados

O município de Guaporé apresentou saldo positivo de 116 postos de trabalho no mês de março, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 395 admissões, ante 279 desligamentos. O mesmo aconteceu no Estado do Rio Grande do Sul, com 12.240 novos vínculos. Segundo o levantamento do trabalho formal, o mês de março registrou estabilidade no saldo de empregos no Brasil – com uma pequena variação positiva de 0,05% em relação a fevereiro. O mês registrou acréscimo de 19.282 vagas, saldo que resulta de 1.719.219 admissões e 1.699.937 desligamentos.

Na “Capital da Hospitalidade” tiveram destaque em termos de geração de vagas no mês de março os setores da Indústria da Transformação, com 66 vínculos, o Comércio com 19, os Serviços com 18 e a Construção Civil, com oito. Nenhum setor fechou postos de trabalho no mês. O Caged também aponta que o acumulado do ano entre admissões e desligamentos é de 31 novos vínculos, e neste mesmo período (janeiro, fevereiro e março) o setor da Indústria da Transformação foi o que mais gerou postos de trabalho, com 21 vínculos, seguido pela Construção, com 19 novos postos. No balaço do ano, baixas foram registradas no Comércio, com um desligamento, e nos Serviços, com 17 pessoas a menos no mercado de trabalho.

 

Estado

No mês de Março foram abertos no Rio Grande do Sul 12.240 postos de trabalho, um acréscimo de 0,45% sobre o total de empregos formais. O setor da Indústria de Transformação foi o que mais abriu postos de trabalho no Estado, com 5.963 novos vínculos. O setor que mais fechou postos de trabalho foi a Agropecuária, com 2.391 desligamentos. O saldo acumulado no ano é de 24.082 novos postos. Nos últimos 12 meses foram encerrados 4.338 postos de trabalho no Estado, um decréscimo de 0,16%. O setor de Serviços foi o que criou mais postos de trabalho nos últimos 12 meses, com 22.849, seguido do Comércio, com 10.383 vínculos criados. Nesse mesmo período o setor da Indústria de Transformação fechou 29.012 postos de trabalho. O setor com maior crescimento relativo no mesmo período foi o de Extrativa Mineral com 2,82%, seguido pelo setor de Serviços com 2,26%.

 

Divulgação

O balanço do emprego formal da região da Serra Gaúcha é divulgado pelo Observatório do Trabalho – um dos Núcleos de Inovação e Desenvolvimento da Universidade de Caxias do Sul. A carta do mercado formal de trabalho de Guaporé apresenta à comunidade dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesta Carta, seguindo a definição usada pelo sistema RAIS/CAGED, são usados os termos Admitidos: início de vínculo empregatício por motivo de primeiro emprego, reemprego, início de contrato por prazo determinado, reintegração ou transferência; Desligados: fim de vínculo por motivo de dispensa com justa causa, dispensa sem justa causa, dispensa espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte, ou transferência; Saldo: Diferença entre Admitidos e Desligados. O saldo positivo indica a criação de novos postos de trabalho enquanto o saldo negativo indica a extinção de postos de trabalho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais