Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

SAMAE completa 50 anos de história nesta terça-feira em Caxias

por Ivan Sgarabotto

A autaquia é responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) comemora nesta terça-feira, 05, seus 50 anos de fundação. A solenidade, que homenageará servidores e empresas atuantes nesta trajetória, ocorre na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a partir das 18h. Além disso, haverá o lançamento do novo site, mais moderno e prático, que visa facilitar o acesso do consumidor.
 
O SAMAE, criado pela Lei n° 1.474 de 5 de janeiro de 1966, é produto de um contexto histórico em que os serviços de saneamento passaram a receber autonomia administrativa e financeira de forma que ampliassem seus recursos e, assim, melhorassem os seus resultados. Uma Autarquia é uma entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta.
 
Compete ao SAMAE, estudar, projetar e executar diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários, que não forem objeto de convênio entre prefeitura e os órgãos federais ou estaduais específicos. Dessa forma, o SAMAE é responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Caxias do Sul há 50 anos.

Devido à ausência de grandes rios na região, o abastecimento da cidade sempre se revestiu de grande complexidade, dependendo do represamento de pequenos arroios. Desde o aproveitamento de quatro vertentes no Parque Getúlio Vargas, no qual foi construída a primeira hidráulica no início do século XX, até o monumental Sistema Marrecas, que hoje é um cartão de visitas, modelo de gestão dos recursos hídricos no país.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais