Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

IPTU em cota única será somente digital

por Clayton Camargo

Desconto poderá chegar a 12%

Foto: Divulgação

A cota única do IPTU 2024 em Caxias do Sul será somente em meio digital. Os boletos estarão disponíveis eletronicamente no site www.caxias.rs.gov.br no ícone IPTU a partir do dia 15 de dezembro de 2023. O boleto da cota única também estará liberado para o contribuinte que optar por utilizar o aplicativo Cidadão Online Caxias do Sul disponível para download na App Store e Play Store.

Antes de efetuar o pagamento na rede autorizada, deve haver a conferência de todos os dados constantes da guia para o pagamento do IPTU 2024. O primeiro vencimento da cota única será em 4 de janeiro com desconto máximo de 12%.

O IPTU digital representa uma economia de aproximadamente R$ 500 mil com o fim da emissão e envio dos boletos, que será repassada ao contribuinte. Quem gerar os boletos pelos meios indicados e quitar em cota única receberá desconto adicional de R$ 2,45, valor correspondente à economia gerada para o Município pelo não envio do carnê.

Se a opção do contribuinte for pelo parcelamento, o valor será dividido em 4 parcelas, sendo o vencimento da primeira parcela em 10 de abril de 2024.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3218.6000.

Tire suas dúvidas

Como gerar a guia do IPTU online?

No site da Prefeitura (www.caxias.rs.gov.br) no ícone IPTU ou no aplicativo Caxias do Sul, disponível para download na App Store e Play Store.

O contribuinte que constar como proprietário no cadastro municipal, e logar no site da Prefeitura usando as credenciais do gov.br acessará o boleto para pagamento do IPTU de forma facilitada.

Os demais contribuintes precisam ter em mãos a inscrição cadastral do imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário.

De posse de tais informações, o contribuinte deverá informar o CPF/CNPJ do proprietário atual (somente números) e a Inscrição Cadastral do imóvel.

No link https://caxias.rs.gov.br/servicos/receita/iptu/boletos há um passo a passo de como gerar a guia nos dois formatos.

Quais as datas de vencimento da cota única?

O primeiro vencimento será no dia 4 de janeiro de 2024 e o desconto pode chegar a 12%.

A segunda data é 8 de fevereiro de 2024 e o desconto pode chegar a 10%. O desconto máximo é válido para quem estava em dia na data de 30 de novembro de 2023.

Qual o reajuste do IPTU?

O reajuste foi de 4,82%, índice referente ao IPCA correspondente ao período de novembro de 2022 a outubro de 2023. A reposição da inflação é obrigatória.

Onde encontro minha inscrição cadastral?

A inscrição cadastral do imóvel está disponível para consulta no site da Prefeitura, e consta no carnê de IPTU de anos anteriores.

E se eu não tiver meios ou não souber como gerar a guia?

O contribuinte pode se dirigir ao Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino e solicitar auxílio dos atendentes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais