Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hospitalizações e óbitos mantêm classificação de alto risco para Covid-19 na Serra Gaúcha

por Isadora Helena Martins

A região já está na bandeira vermelha desde a última terça-feira (1º). Amesne vai recorrer.

Foto: Divulgação / Governo do RS

O mapa preliminar da 31ª rodada do Distanciamento Controlado foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (04) pelo governo estadual. A Serra Gaúcha, que já está na bandeira vermelha, foi novamente pré-classificada como de risco epidemiológico alto para Covid-19.

Dos seus quatro indicadores regionais, Caxias do Sul obteve bandeira preta nas hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias e no número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes. Quanto aos indicadores do estágio de evolução da doença e da projeção de óbitos, as bandeiras foram laranja e vermelha, respectivamente.  

O número de óbitos na última semana registrou alta de 67% em relação à semana anterior. Foram registradas 30 mortes nos últimos sete dias, enquanto na semana de 20 a 26 de novembro foram 18 óbitos. O indicador de casos Ativos sobre Recuperados também teve piora com 3.011 ativos para 7.289 recuperados.

As melhoras ficaram por conta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, que passaram de 118 há uma semana para 108 no último dia. A capacidade de atendimento também melhorou no comparativo entre as semanas, porém de forma que se manteve na bandeira preta.

O percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, diminuiu. Enquanto na semana passada havia 0,60 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid19, nesta semana o indicador passou para 0,73. No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, houve crescimento no número de leitos de UTI livres, passando de 57 para 59 (+4%), colocando o indicador na bandeira amarela.

As associações de municípios têm até a manhã deste domingo (06) para recorrer da decisão. A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) que representa a Serra Gaúcha vai protocolar o pedido de reconsideração e solicitação da bandeira laranja.  As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, dia 07 de dezembro. A cogestão dos protocolos do modelo de Distanciamento Controlado está suspensa desde o dia 1º deste mês.     

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais