Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Pesquisa da CDL Caxias aponta expansão de 12,7% nas intenções de compras para o Dias das Crianças

por Pablo Ribeiro

Tíquete médio também deverá crescer e pode chegar a R$ 287

Foto: Alencar Turella/CDL Caxias/Divulgação

O Dia das Crianças se aproxima e a pesquisa de intenção de compras do Núcleo de Informações da CDL Caxias do Sul aponta uma particularidade: as crianças estão influenciando mais na decisão do presente. Somado a outros fatores, isso ajudará a elevar em 12,7% a pretensão de aquisição na comparação com 2022. O estudo identificou ainda aumento de 10,9% no tíquete médio, podendo chegar R$ 287,92.

Diferentemente do ano anterior, quando o levantamento registrou que o pedido dos pequenos era o que menos ajudava a lembrar da data, em 2023 este foi o segundo ponto mais citado, saltando de 0,4% para 30,2%, ficando atrás apenas da época do ano (35,1%). Com as dicas em mãos, 81,1% dos entrevistados já sabem o que irão comprar para a celebração.

A influência dos pequenos nas compras revela que 43,7% dos moradores priorizarão o que as crianças querem ganhar, já 29,5% optarão por adquirir produtos que eles estejam precisando. Para 13,2% a prioridade são itens com preço bom ou em promoção, enquanto 10,7% escolherão um produto surpresa que o presenteado não esteja esperando e apenas 2,9% selecionarão artigos educativos.

Quando questionados se as crianças falam sobre presentes que viram em propagandas, 63,3% dos consumidores disseram que sim. As principais fontes de informação indicadas foram TV (25,2%) e YouTube (23,8%), além de colegas na escola (22,3%).

De acordo com Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, na contramão das demais pesquisas prévias da entidade para as datas comemorativas deste ano, houve aumento na intenção de compras para o Dia das Crianças.

Cervieri acrescenta que a maioria dos entrevistados (68,7%) disse que não fará algo diferente na data. Segundo ele, o foco será mesmo em adquirir os presentes.

Brinquedos no topo e antecipação das compras

Como já é tradicional da data, os brinquedos estão na lista dos preferidos para o Dia das Crianças. O estudo da CDL Caxias mostra que 64,1% comprarão algo divertido, seguido por roupas e calçados (21,8%) e eletrônicos e games (7,4%). Neste ano, os brinquedos devem ter incremento de 9,6% na procura, em relação ao ano anterior, enquanto que os itens de vestuário e calçados podem registar queda de 21,9%.

Em função do feriado de 12 de outubro cair em uma quinta-feira, a pesquisa identificou aumento no desejo de antecipação das compras para a data. A maioria dos entrevistados (44,4%) afirmou que irá adquirir uma semana antes, enquanto 25,6% na véspera ou no dia. Para 24,1%, as compras iriam ser realizadas 15 dias antes e 5,9% confirmaram que já tinham adquiridos os presentes

“Apesar de o levantamento confirmar a preferência por compras uma semana antes da data, registramos aumento na antecipação de cerca de duas semanas e redução dos que disseram que fariam apenas na véspera ou no dia (-17,7%). Isso mostra uma tendência de não deixar tudo para a véspera, especialmente quando a data comemorativa propicia feriado prolongado”, enfatiza Cervieri.

Sobre a pesquisa da CDL Caxias 

A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias do Sul foi realizada com 712 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 20 e 22 de setembro. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais