Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Operação Carreteiro: PF investiga conflito indígena e cumpre mandados em Água Santa, Tapejara, Charrua e Passo Fundo

por Rudimar Galvan

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (04), a Operação Carreteiro, que investiga diversos crimes praticados em decorrência de conflito em aldeia indígena na região norte do estado. Cerca de 110 policiais federais cumprem 21 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão nos municípios de Água Santa, Tapejara, Charrua e Passo Fundo. A ação conta com o apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do IGP e da SUSEPE. Mais de 300 agentes públicos estão envolvidos na operação.

Em junho deste, indígenas do Posto Indígena Carreteiro entraram em conflito pela disputa da liderança local, motivada por divergências na divisão das terras e na gestão de cargos e recursos. Com o deflagrar da violência, um dos grupos foi expulso da aldeia e atualmente se encontra em um abrigo na cidade de Água Santa, enquanto o outro grupo controla a reserva.

Durante a investigação, a Polícia federal apurou que os dois grupos indígenas rivais, reforçados por indivíduos de outras áreas indígenas, estão armados e vêm nos últimos três meses praticando diversos atos violentos, inclusive em zona urbana, contra pessoas e contra o patrimônio. O inquérito da Polícia Federal apura quatro tentativas de homicídio, organização criminosa, porte ilegal de arma, ameaças, lesões corporais e incêndios criminosos em residências.

As prisões e as buscas realizadas com a deflagração da Operação Carreteiro têm por objetivo fazer cessar a violência na região e a retomada da normalidade na aldeia e no município, além da coleta de informações e provas que auxiliem na identificação dos autores e partícipes dos crimes.

Informações: Rádio Uirapuru

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais