Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Campanha busca incentivar a elaboração da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)

por Pablo Ribeiro

TEAbraça foi lançada no Legislativo Caxiense

Foto: Bruna Giusti/Câmara de Vereadores/Divulgação

Na manhã da última sexta-feira (1º/04), a comunidade caxiense pôde apreciar o lançamento da campanha “TEAbraça”, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Coordenada pela Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense, tendo estímulo e aval da Mesa Diretora e apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (FADERS) Acessibilidade e Inclusão, a ação incentiva o encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pelas famílias.

A presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa (PT), saudou a campanha e quem está diretamente envolvido na organização, reforçando a relevância dela para a sociedade. “A campanha TEAbraça vem para fazer jus às leis que já foram aprovadas anteriormente, além de garantir os direitos dessa população”, afirmou.

Dirigentes presentes no evento solicitaram que os pais ou responsáveis de pessoas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) façam as carteiras de identificação. Com elas, números reais, ou seja, mais expressivos do que os existentes, ajudariam no mapeamento de casos em Caxias do Sul. “É preciso fazer a Ciptea para se ter um número e fazer política”, defendeu Jussara Monteiro, ao falar em nome dos pais. Jussara é mãe de Davi Monteiro Barcelos, de oito anos, que possui TEA e é o garoto que ilustra os cartazes e o vídeo da campanha.

Representante da Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul, Luiza Palhano cobrou mais inclusão por parte do Sistema Único de Saúde (SUS). “Façam a carteira de identificação para termos um número. Com ele, talvez poderemos ter um local em Caxias do Sul para nossos filhos serem atendidos adequadamente”, cogitou.

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, ratificou a necessidade da confecção da carteirinha. “Por ser tão importante, ela precisa ser fomentada em nossa sociedade, através de eventos, campanhas, de boca a boca”, indicou. Também disse ser preciso ter muita união e esforços.

O diretor-presidente da Faders, Marquinhos Lang, realçou a campanha e a Ciptea e defendeu políticas públicas na área.

A vereadora e presidente da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, Tatiane Frizzo (PSDB), agradeceu a ajuda de todos na realização do lançamento, da campanha e da confecção da carteira de identificação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais