Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aberta oficialmente a Semana da Pátria 2017 em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

A partir de agora, será feito o hasteamento e arriamento diário das bandeiras até o dia 07 de setembro

Foto: Petter Campagna Kunrath

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (Smel), deu início à Semana da Pátria 2017 nesta sexta-feira, dia 1º. A solenidade ocorreu na Praça Dante Alighieri e reuniu o prefeito Daniel Guerra junto com outras autoridades, entidades e comunidade em geral. A cerimônia contou com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, que foi conduzido da Estação Férrea até a Praça, e a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAÉ).

O deslocamento da chama começou por volta das 8h30. Representantes do 5º Comando Regional de Bombeiros (CRB), do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Municipal, do Núcleo Bandeirante, do Grupo Escoteiro Amigo Panda e do 3º GAAAÉ conduziram o fogo até a Praça Dante Alighieri durante a 80ª Corrida do Fogo. O coordenador do 16º Distrito Escoteiro, Ricardo Canavese, acendeu a pira que ficará acesa até o encerramento da Semana da Pátria.

Na cerimônia, as entidades presentes foram convidadas a pegar uma centelha da chama da Pátria. Uma delas, o Colégio Murialdo Caxias, levou a chama para o pátio da escola, onde, durante toda a semana, serão praticados atos cívicos que envolverão alunos, professores, funcionários e integrantes da Banda Marcial Tradicionalista do Murialdo.

Durante a primeira semana de setembro, ocorre a execução do Hino Nacional Brasileiro com o hasteamento, às 9h, e arriamento das bandeiras, às 17h, na Praça Dante Alighieri. Na próxima quinta-feira, 07, o hasteamento ocorre às 8h30, seguido do Desfile da Independência, na rua Sinimbu, que começa às 9h. Neste ano, os temas “Os 80 anos da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” e “Os 70 anos da Chama Crioula – Movimento Tradicionalista Gaúcho” nortearão os participantes do desfile. O encerramento da Semana da Pátria está marcado para o mesmo dia, às 17h, na Praça Dante Alighieri.

Saiba mais sobre os temas do Desfile da Independência:

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, para representar o espírito de patriotismo do povo brasileiro. A lembrança do fogo, que acompanha o homem desde os primórdios da evolução, e o emprego de uma tocha acesa nos estádios dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, significando a união das raças, fez com que esse elemento natural fosse o escolhido como o símbolo procurado. A partir da escolha, os patriotas imaginaram uma corrida de revezamento que percorresse todo o território da Pátria, significando a união dos brasileiros. Em 1938, foi realizada pela primeira vez a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, num percurso de 26 quilômetros entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre. Desde então, o Fogo Simbólico tem percorrido as mais variadas distâncias e surgido dos lugares mais diversos.

Já a Chama Crioula surgiu em 1947 no Rio Grande do Sul, pelas mãos de Paixão Côrtes. Durante os atos de encerramento de mais uma Semana da Pátria, o tradicionalista gaúcho subiu na Pira que mantinha aceso o Fogo Simbólico da Pátria. Ao alcançar o pedestal, e ter diante de si, a Chama da Pátria, em um gesto solene acendeu a Chama Crioula. Pela primeira vez, na história da Semana da Pátria, isso acontecia no Rio Grande do Sul: brilhava a centelha que iluminaria o Movimento Tradicionalista. Desde então, no encerramento da Semana da Pátria e ao apagar da pira, um piquete de cavaleiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho retira uma centelha do Fogo Simbólico, que se transforma em Chama Crioula, repetindo o gesto de Paixão Côrtes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais