Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

“É um retrocesso enorme”, diz ex-secretário sobre a Secretaria de Esporte e Lazer virar um departamento

por Pablo Ribeiro

Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho afirmou que, há mais de um ano a proposta é analisada pela prefeitura, sem ele saber

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O ex-secretário municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul (SMEL), Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho se manifestou, na manhã desta quinta-feira (02), sobre sua saída do comando da pasta. A informação havia sido divulgada pela Prefeitura de Caxias do Sul na última segunda-feira (29). Conforme a nota, Paulo Eugênio deixa a pasta “em virtude de questões pessoais”. O ex-secretário atendeu à imprensa pouco depois de uma reunião com os funcionários da secretaria. Ele também emitiu uma nota de esclarecimento sobre os motivos que o fizeram deixar o comando da pasta.

Paulo Eugênio afirmou que, na última sexta-feira (26), foi chamado para uma reunião com o prefeito Daniel Guerra, onde foi informado que um grupo da administração analisava, há mais de um ano, a possibilidade da SMEL voltar a ser um departamento dentro da Secretaria Municipal da Educação (SMED).

Segundo Paulo Eugênio, a notícia o deixou surpreso, pois não estava participando e tampouco sabendo dos estudos desse novo projeto, o que ele classificou como uma desconsideração, não concordando com a proposta. (Ouça)

O ex-secretário também destacou a importância da secretaria. Ele classificou como “retrocesso” a possibilidade de a secretaria virar um departamento dentro da SMED. (Ouça)

Paulo Eugênio também fez uma avaliação do seu período como titular da Secretaria de Esporte e Lazer. (Ouça)

Ainda conforme Carvalho, Guerra confidenciou a ele que também não é a favor dessas modificações. (Ouça)

Quem assume a pasta é Daniel Bianchi, que já esteve à frente da Smel interinamente por duas vezes.

Confira a nota de esclarecimento do ex-secretário:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Neste momento, triste para mim e para as pessoas que amam o esporte e sabem da sua importância em todos os aspectos da formação humana, do físico ao cognitivo passando pelo prazer e pela felicidade, gostaria de fazer alguns esclarecimentos:

Ao ser convidado pela 2ª vez pelo Sr. Prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), aproximadamente 18 meses atrás, busquei a comunidade de interesse, me munindo de informações, subsídios e principalmente do respaldo de entidades e pessoas de referência na área.

A SMEL, neste período, estava vivendo impasses bastante delicados. Decidi então, deixar minha tão aguardada aposentadoria e colocar meus conhecimentos, princípios e anseios em relação ao desenvolvimento do esporte e lazer desta cidade à disposição do nosso município.

Com o aval do Sr. Prefeito, assumi a pasta dizendo com ênfase: “Espere de mim lealdade, mas jamais submissão, pois não me submeterei a pontos de vista e principalmente ações com as quais eu não concorde!”

 Frente a esse novo desafio criei grupos de estudos para readequar as ações e metas da secretaria. Os resultados obtidos foram muito bons, aumentando e qualificando os atendimentos à comunidade em geral.

Sob minha gestão houveram alguns impasses administrativos, mas sempre conduzidos por mim com ética, justiça e respeito em todas as situações pertinentes à secretaria.

Na última sexta-feira, dia 26 de abril fui chamado para uma reunião com o Sr. Prefeito, onde fui informado que um grupo da administração central analisava, há mais de ano a possibilidade da SMEL voltar a ser um departamento dentro da SMED (Secretaria Municipal da Educação).

Esta notícia me deixou absolutamente surpreso pois, escolhido para representar esta pasta, não estava participando e tampouco sabendo dos estudos para a construção deste novo projeto, numa desconsideração a pessoa que represento nesta conjuntura.

Em respeito ao histórico esportivo de Caxias do Sul e conhecedor da trajetória do Conselho Municipal de Esportes, Departamento Municipal de Esportes até a criação da Secretaria de Esportes e Lazer que há vários anos e com diferentes gestores, tornou-se referência nacional com seus programas, projetos e financiamentos na área do desporto e lazer, somando o meu conhecimento em mais de 40 anos de atuação na área de Educação Física como: técnico em desporto, professor universitário na área de formação de professores, pesquisador na área de administração esportiva, gestor do Projeto Olímpico, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, chefe de departamento e diretor de curso da Universidade de Caxias do Sul (UCS), penso ser fundamental fazer este esclarecimento: a vivência de quatro décadas dedicadas a esta área me permite afirmar que a fusão da SMEL com a SMED ou qualquer outra secretaria, é um retrocesso para nossa cidade.

De qualquer forma, agradeço o convite do Sr. Prefeito que muito me honrou com seu chamado especial para assumir esta pasta tão importante para todos.

Agradeço também aos meus colegas secretários pela confiança e parceria, e agradeço principalmente, de forma muito especial, ao quadro de servidores da SMEL e a toda comunidade esportiva desta cidade.

Tenho certeza que durante todo este tempo cumpri a máxima proposta por esta gestão: VERDADE, AÇÃO E RESULTADO.

 

Obrigada a todos!

Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho

Caxias do Sul, 02/05/2019.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais